Conta de luz vai ficar mais cara em cidades atendidas pela Energisa em MG

Guia Muriaé no WhatsApp

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira (19) o índice de reajuste tarifário da Energisa Minas Gerais.

O reajuste tarifário é um processo regulado pela Aneel, previsto no contrato de concessão da empresa. Estes contratos apresentam regras bem definidas a respeito das contas de luz, bem como a metodologia de cálculo dos reajustes. Pela norma, o valor da tarifa poderá ser reajustado anualmente – o chamado Reajuste Tarifário Anual – e a cada cinco anos, no processo de Revisão Tarifária Periódica.

PUBLICIDADE

O efeito médio a ser percebido pelo consumidor será positivo de 12,05%, ou seja, uma elevação tarifária a partir de 22 de junho de 2018. Para consumidor de baixa tensão (exemplo residências), o efeito médio será de 11,21%. Já para consumidor de alta e média tensão, o efeito médio será de 15,44%.

A Energisa destaca que na distribuição, os custos gerenciáveis pela distribuidora tem-se um impacto de apenas +0,53%, devido ao IPCA observado no período e ao compartilhamento dos ganhos de eficiência da EMG com os consumidores. Ou seja, o efeito médio total a ser observado pelos consumidores da Energisa Minas Gerais é majoritariamente formado por componentes da Parcela A, ou seja, componentes que não estão sob gestão da empresa.

PUBLICIDADE

Encargos sob enérgia elétrica no Brasil

PUBLICIDADE

Cálculo da tarifa de energia elétrica

PUBLICIDADE

Fonte: Energisa

PUBLICIDADE
WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://chat.whatsapp.com/KLaZbX65tfkKHAGhUolho2
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Guia Muriaé no WhatsApp

Você viu?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo