Conta de luz vai ficar mais cara em cidades atendidas pela Energisa em MG

Guia Muriaé no WhatsApp

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira (19) o índice de reajuste tarifário da Energisa Minas Gerais.

O reajuste tarifário é um processo regulado pela Aneel, previsto no contrato de concessão da empresa. Estes contratos apresentam regras bem definidas a respeito das contas de luz, bem como a metodologia de cálculo dos reajustes. Pela norma, o valor da tarifa poderá ser reajustado anualmente – o chamado Reajuste Tarifário Anual – e a cada cinco anos, no processo de Revisão Tarifária Periódica.

O efeito médio a ser percebido pelo consumidor será positivo de 12,05%, ou seja, uma elevação tarifária a partir de 22 de junho de 2018. Para consumidor de baixa tensão (exemplo residências), o efeito médio será de 11,21%. Já para consumidor de alta e média tensão, o efeito médio será de 15,44%.

A Energisa destaca que na distribuição, os custos gerenciáveis pela distribuidora tem-se um impacto de apenas +0,53%, devido ao IPCA observado no período e ao compartilhamento dos ganhos de eficiência da EMG com os consumidores. Ou seja, o efeito médio total a ser observado pelos consumidores da Energisa Minas Gerais é majoritariamente formado por componentes da Parcela A, ou seja, componentes que não estão sob gestão da empresa.

Encargos sob enérgia elétrica no Brasil

Cálculo da tarifa de energia elétrica

Fonte: Energisa

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo