DEMSUR lança programa de coleta de óleo no festival Boteco & Cia



O Departamento Municipal de Saneamento Urbano (DEMSUR) lançou no Boteco & Cia, festival gastronômico que está sendo realizado em Muriaé, um projeto para coleta de óleo de cozinha.

O DEMSUR foi convidado a participar do evento e apresentar projetos de educação ambiental que a autarquia vem desenvolvendo. Como o evento envolve gastronomia, o órgão achou por bem focar os prejuízos que o óleo de cozinha causa ao ser despejado no esgoto, fato este muito presente nos restaurantes e lanchonetes do município.

Uma abordagem foi feita junto aos proprietários dos restaurantes participantes no evento, solicitando destinar o óleo de cozinha em garrafas pet, as mesmas serão recolhidas no domingo (24) e será realizado o quantitativo de óleo utilizado durante todo evento. Como forma de incentivo, foram entregues aos proprietários um funil para facilitar o despejo do óleo nas pets e um questionário sobre a conduta do estabelecimento em relação a hábitos de preservação ambiental. O óleo recolhido será doado para a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Muriaé (ASMAM).




No primeiro dia do evento, quinta-feira (21), foi feito um pré-lançamento do Programa de Coleta de Óleo de Cozinha (PCO) a ser desenvolvido no próximo ano de 2014. O PCO consiste em cadastrar restaurantes, lanchonetes e outros grandes geradores de óleo de cozinha no município e o DEMSUR fazer a coleta do óleo, assim como já é realizada a coleta seletiva em alguns bairros da cidade.

A equipe da Divisão de Limpeza Urbana do DEMSUR trabalhou nos últimos dias produzindo 175 litros de detergente e 220 barras de sabão, reciclando 39 litros de óleo, material este que será distribuído no evento. O DEMSUR também irá abordar e apresentar no evento formas ambientalmente corretas de como destinar o óleo de cozinha, após o uso, sabendo que o mesmo pode ser reciclado em graxas, lubrificantes, biodiesel e sabão.

Fonte: Guia Muriaé, com informações do DEMSUR

Últimas notícias em vídeo



Envie um comentário

 

Política de moderação de comentários

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o administrador do site pelo conteúdo do mesmo, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste site reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal/familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.