DEMSUR na semifinal do Prêmio ANA 2012

Guia Muriaé no WhatsApp

Prêmio ANA 2012

“Na pia nem pensar, óleo usado é pra reciclar!” Foi com essa ideia que o Departamento Municipal de Saneamento Urbano (DEMSUR) idealizou o projeto ReciclÓLEO e participou do concurso promovido pela Agência Nacional de Águas (ANA), ficando classificado entre os semifinalistas, na categoria governo, em todo o Brasil.

Com a proposta “I Gincana Ambiental ReciclÓLEO” a autarquia apresentou o trabalho de Educação Ambiental desenvolvido nas escolas do município de Muriaé de Dezembro/11 a Junho/12, tendo como vencedora a escola Pinguinho de Gente, premiação entregue no VII ForEA – Fórum de Educação Ambiental em 13 de junho de 2012. Em poucos meses foram recolhidos 5.480 litros de óleo de cozinha usado que deixaram de ir para o Rio Muriaé.

O Prêmio ANA 2012 tem como o objetivo reconhecer ações que estimulam o combate à poluição e ao desperdício e apontam caminhos para assegurar água de boa qualidade e em quantidade suficiente para o desenvolvimento e a qualidade de vida dos brasileiros. Em todo o Brasil foram inscritos 363 trabalhos abrangendo 08 categorias: Água e Patrimônio Cultural, Empresas, Ensino, Governo, Imprensa, ONG, Organismos de Bacia e Pesquisa e Inovação Tecnológica.

São 05 semifinalistas escolhidos em cada categoria e o DEMSUR está na categoria “Governo”. A comissão julgadora fará vistoria técnica, “in loco”, por um grupo de servidores do corpo técnico da ANA para melhor avaliar a execução e o andamento do projeto, com vistas à seleção dos três finalistas e, entre eles, o vencedor de cada categoria, a critério da Comissão julgadora. Eles estarão em Muriaé neste mês de Setembro. Feita a vistoria a Comissão Julgadora se reunirá entre 8 e 9 de outubro, também na sede da Agência, para definir os três finalistas e o vencedor de cada categoria. Enquanto a divulgação dos finalistas acontecerá a partir de 29 de outubro, os vencedores só serão conhecidos (inclusive pela ANA) durante a solenidade de entrega do Prêmio ANA, marcada para 5 de dezembro no teatro da Caixa Cultural de Brasília.

São 05 os critérios que norteiam a avaliação dos jurados: efetividade; potencial de difusão/replicação; adesão social; originalidade; e impactos social, cultural e ambiental; e sustentabilidade financeira (quando aplicável).

Os oito membros da Comissão Julgadora são externos à ANA possuem notório saber sobre recursos hídricos, meio ambiente, patrimônio cultural ou Jornalismo: Hamilton Pereira da Silva, Maria da Glória Brito Abaurre, Patrícia Helena Gambogi Boson, Markus Breus, Demetrios Christofidis, Mauri Cesar Barbosa Pereira, Jorge Antônio Menna Duarte e Mônica Ferreira Do Amaral Porto. Apenas o presidente do grupo – que não tem direito a voto – é servidor da Agência: o chefe de gabinete Horácio Figueiredo.

O objetivo do trabalho desenvolvido pelo DEMSUR foi conscientizar a população de que água e óleo não se misturam e que por isso não deve ser jogado na pia. Durante toda a gincana foram feitas oficinas e palestras e o projeto se estendeu para outros movimentos culturais tais como o Festival de Gastronomia da Serra de Pirapanema e a Semana do Meio Ambiente, promovidos pela FUNDARTE e pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, respectivamente.

Em Muriaé são cerca de 08 atendimentos, por dia, para desobstrução de redes de esgotos e o que provoca esse entupimento é o acúmulo de lixo e de óleo nas redes de esgoto. Em uma extensão de 100 metros de redes são gostos cerca de 50.000 litros de água, dependendo da situação. Durante a gincana também foram trabalhadas a questão da gestão de resíduos sólidos, com a participação da população, e a socialização dos catadores de materiais recicláveis pertencentes à ASMAM.

Fonte: DEMSUR

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo