DEMSUR realiza obras na adutora do Rio Glória

Guia Muriaé no WhatsApp

O Departamento Municipal de Saneamento Urbano de Muriaé (DEMSUR) realizará parte da segunda etapa do desvio da adutora Rio Glória neste fim de semana. Para realizar este serviço o abastecimento de água da ETA Gávea será interrompido na manhã de domingo (29) e a previsão é que a água retorne a noite do mesmo dia por volta das 20 horas.


Portanto, o DEMSUR pede à população que reserve água no sábado e domingo para que seu retorno para as regiões mais altas da cidade se dê de maneira mais rápida.

Entendo a obra

Correndo risco de desabamento devido ao avançado processo de erosão verificado no solo onde se encontra a adutora de água do Rio Glória, em agosto de 2013 a adutora teve parte de seu trajeto desviado na região da captação principal localizada no retiro de Campo Formoso. Usando uma técnica mundialmente conhecida por grandes companhias de petróleo, mineração, telefonia e saneamento, um túnel com uma extensão de 250metros foi aberto próximo à barragem do rio Glória para a instalação da tubulação em Polietileno de Alta Densidade (PEAD). O custo foi inferior e a execução mais rápida do que a abertura de um túnel com estrutura em concreto armado, por exemplo.

Retomando os serviços há duas semanas, após a conclusão da primeira etapa, técnicos e engenheiros do DEMSUR estarão acompanhando o serviço, terceirizado, neste domingo próximo. Nesta segunda etapa será feito a interligação do novo trecho com a captação de água, finalizando o serviço onde tubos de ferro fundido de 600mm se unirão às duas saídas da adutora para conectar ao PEAD de 630mm. Devido a complexidade do trabalho uma terceira e última etapa acontecerá no próximo mês, dezembro.
“Objetivo foi evitar a ocorrência de um problema maior, cujo risco já existe há muito tempo e vem se agravando com o passar dos meses. O terreno está bastante instável, em virtude da intensa umidade do local. Cerca de 80% de Muriaé ficaria sem água por tempo indeterminado caso houvesse um deslizamento de terra, o que provocaria desabamento da adutora” – informa o prefeito Aloysio.

Fonte: DEMSUR

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo