Em três anos, a capacidade de abastecimento de água de Muriaé foi ampliada em mais de 30%

Guia Muriaé no WhatsApp

Durante muitos anos, moradores de diversos bairros de Muriaé sofreram com a falta de água e a instabilidade no sistema de abastecimento do município.

Mas com as ações do Programa Mais Água, lançado ainda em 2017 pela Prefeitura de Muriaé, por meio do Demsur, essa dura realidade ficou para trás e, atualmente, a população não enfrenta mais a falta sistemática de água. Em aproximadamente três anos, o programa já ampliou em ao menos um terço a oferta de água na cidade, em comparação com toda a história da autarquia.

Desenvolvido com recursos próprios do Demsur, o Mais Água envolve maciços investimentos em toda estrutura de abastecimento, incluindo captação, tratamento, armazenamento e distribuição de água. Entre os muitos avanços, estão os reservatórios.

Até agora, já são 26 novas unidades instaladas e 19 tanques antigos reformados. Outro destaque é o sistema de monitoramento remoto que inclui todos os reservatórios do município, inclusive, em distritos e comunidades.

Inaugurações

Recentemente, teve início uma série de inaugurações no âmbito do Programa Mais Água. Sem a presença de público, devido as medidas de prevenção ao coronavírus, foram oficialmente inauguradas as ações realizadas nos complexos de reservatórios localizados nos bairros, Padre Tiago, São Francisco, João XXIII (Rua Astrogildo Figueiredo de Barros) e Jardim das Palmeiras.

Estiveram presentes, o prefeito Grego, o diretor geral do Demsur, Geraldo Júnior, além dos demais membros da diretoria da autarquia (diretor administrativo, Ronaldo Wilson Peixoto, diretor da Divisão de Águas e Esgoto, Gustavo Goretti, diretor da Divisão de Limpeza Urbana, Alcemar Felizardo, e o assessor jurídico especial, Decidério Cardoso Júnior).

Avanços

– No bairro Padre Tiago, a capacidade de abastecimento foi duplicada. Além da reforma do reservatório de 100 mil litros, um tanque da mesma proporção, que estava desativado há cerca de 10 anos, foi totalmente restaurado e reinstalado. Também foram efetuados reparos e manutenção da área, que em 2017 estava em más condições de conservação e tomado por mato, o que, segundo os próprios moradores, contribuía para o aparecimento de ratos e insetos.

– O complexo de reservatórios da chamada parte alta do bairro João XXIII passou por uma transformação completa. Um novo tanque metálico foi instalado e a antiga unidade foi reformada, resultando na duplicação da oferta de água. Além disso, a área passou por revitalização total e recebeu importantes melhorias no quesito segurança, bem como na estrutura da chamada Miniestação de Tratamento de Água (MiniETA), na qual é realizada filtragem e cloração da água, que é bombeada de poços artesianos.

Em uma ação integrada, a Prefeitura urbanizou o restante do perímetro. No local, foi instalada uma academia ao ar livre, iluminação e, em breve, será montado um parquinho infantil.

– No bairro São Francisco, um novo reservatório metálico foi instalado, e o complexo foi revitalizado. O sistema de distribuição de água também foi beneficiado por intervenções que resultaram em ganho de desempenho na elevatória situada na Praça Lisboa Júnior, no Centro, de onde a água é bombeada para cerca de 15 bairros, incluindo o São Francisco.

– O bairro Jardim das Palmeiras contava com dois reservatórios, mas na prática, apenas um estava em funcionamento. Ambas as unidades foram totalmente restauradas e passaram a operar de forma integrada. A área dos tanques também passou por processo de revitalização, e melhorias de ordem técnica foram efetuadas para otimizar o sistema.

Na ocasião, o prefeito Grego afirmou que os avanços do Demsur são uma demonstração de respeito à população muriaeense, e ressaltou que a ampliação e modernização do abastecimento de água na cidade tem grande importância na luta contra o coronavírus, uma vez que a água tem papel fundamental na prevenção ao vírus.

O diretor geral do departamento, Geraldo Júnior, destacou que a autarquia tem trabalhado com muito afinco para aperfeiçoar a prestação de serviço em todas os seus setores de atuação, mostrando que, com transparência e comprometimento, é possível fazer mais e melhor.

Nos próximos dias as inaugurações terão sequência, destacando outros avanços do Programa Mais Água, além das demais ações da Prefeitura de Muriaé, por meio do Demsur, como a construção e ampliação de Pontos de Apoio da Divisão de Limpeza Urbana (DLU).

Fonte: DEMSUR

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo