Horto Florestal de Muriaé ganha novos ambientes

O Parque Guido Marliére, que compreende o Horto Florestal, acaba de ganhar uma nova praça, com calçamento do acesso à sede administrativa e também novos viveiros para animais.

O projeto ainda está em andamento, aguardando a instalação de bancos de concreto, iluminação com lâmpadas de led, lixeiras e inserção de plantas nos canteiros. O objetivo da Prefeitura é ampliar a beleza do ambiente e assegurar o conforto dos visitantes.

A praça

A praça tem uma circunferência relativa a mais de 5.000 m². Está ornamentada com canteiros, gramado, árvores e estacionamentos modelo 45º.

A pavimentação foi feita com piso intertravado (bloquetes), tanto na área de lazer, quanto nas vias que circundam a área de acesso ao Parque Monteiro Lobato.

O complexo recebeu meios-fios e infraestrutura subterrânea que envolve redes de captação das águas pluviais e inclusão de bocas de lobo para que haja rápido escoamento das chuvas.

“A otimização da área faz parte do alinhamento da reserva ambiental urbana do Horto Florestal. Estamos implantando novos conceitos de arquitetura e engenharia no ‘Complexo’ para proteger e gerar maior estruturação e paisagismo para o local de visitação popular”, ressaltou o engenheiro da Secretaria de Obras, Eduardo Dias de Abreu.

O Parque Guido Marliére possui uma reserva de mata atlântica localizada na área central do município. Nos últimos meses, a localidade recebeu muros de proteção para ampliar a segurança de moradores e turistas.

Viveiros terão animais fragilizados

Depois de anos sem atrações da fauna brasileira, o Horto Florestal voltará a ter viveiros e pequenos abrigos para acolher animais que não podem mais ser devolvidos ao ambiente natural, por haverem sofrido traumas ou estarem debilitados devido a acidentes.

A reinserção de animais no Horto é uma parceria entre a Prefeitura e o Instituto Estadual de Floresta – IEF que estão trabalhando no processo de reabilitação e proteção para aqueles que foram salvos pelos veterinários e ambientalistas e, contudo, não podem mais sobreviver sozinhos.

Fonte: PMM

Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo