Home / Notícias / Cidade / Inédito na região, Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil é criado em Muriaé

Inédito na região, Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil é criado em Muriaé

A cidade de Muriaé já conta com um Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (Nupdec).

Inédito na região, o grupo de atuação, formado por equipes da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) e representantes da sociedade civil organizada, foi oficializado na tarde da última sexta-feira (11).

O Nupdec atende à Lei Federal 12.608/2012, que estabelece a união do poder público com a comunidade em grupos voluntários para apoiar o trabalho da Defesa Civil e de outros órgãos no primeiro atendimento em ocorrências no bairro.




Doze moradores de locais com potencial risco de sinistros – Aeroporto, Santa Terezinha, São Pedro, Patrimônio São José, Barra, José Cirilo, São Joaquim, Porto Belo, Encoberta, Santana e Planalto – participaram de capacitação na última quinta e sexta-feira. O conteúdo foi repassado por agentes da Defesa Civil e militares do Corpo de Bombeiros. Ao final, receberam certificado e kit contendo colete e boné, que identificam os integrantes do Núcleo.

Segundo a coordenação da Defesa Civil de Muriaé, o objetivo do Nupdec é, com essa atuação em rede, oferecer mais rapidez nas respostas a possíveis sinistros, como deslizamentos de terra, alagamentos, entre outros. “Desta forma, fica mais fácil para nós, da Defesa Civil, saber o que está acontecendo nos bairros e, com isso, ir mais rápido a campo e dar celeridade na resposta”, frisa o agente Raphael Anselmo.

Fonte: PMM




Confira também

Feriado da Proclamação da República altera funcionamento da Prefeitura de Muriaé

Confira abaixo a relação dos serviços da Prefeitura de Muriaé que vão funcionar no feriado …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *