Jovens se reúnem para debater direitos na Conferência da Juventude em Muriaé

Guia Muriaé no WhatsApp

A II Conferência Municipal da Juventude – Juventude em rede para a cidadania -, foi realizada na quarta-feira, 28 de agosto, no Teatro Zaccaria Marques, para discutir o desenvolvimento do Conselho Municipal da Juventude – COMJUV; a percepção do que é ser cidadão e, estabelecer propostas relacionadas às políticas públicas para o crescimento e a defesa dos direitos dos jovens.


Segundo o presidente do COMJUV em Muriaé, Victor Hastenreiter, é preciso ressaltar a importância do jovem como sujeito de direito. Para tanto, lembrou que 2013 foi marcado como um ano do despertar do Gigante, das manifestações nas ruas, e da necessidade de se consolidar as reivindicações e as transformar em projetos e mudanças.

Ainda na abertura, o prefeito, Aloysio Aquino, assinou o Termo de Adesão ao Juventude Viva – programa do Governo Federal que estabelece um plano de prevenção à violência contra a juventude negra e também cria projetos sociais e culturais para os jovens dos municípios brasileiros.

Para refletir a realidade da juventude de Muriaé, foram estabelecidos quatro eixos de estudo, formados pelos jovens que participaram da Conferência. Cada grupo elaborou propostas, as quais serão levadas para 3ª Conferência Estadual de Políticas Públicas de Juventude, que acontecerá nos dias 08 e 10 de novembro, em Araxá.

Referente ao tema Juventude, Educação, Esporte e Cultura foram elaboradas as seguintes propostas: remuneração dos profissionais da educação (reestruturação de cargos e salários); ampliação do acesso dos alunos do ensino médio aos cursos profissionalizantes paralelo ao ensino médio; implantação do temas transversais (saúde, cultura, meio ambiente) como obrigatórios no ensino regular, abordagem de atividades esportivas variadas nos municípios e, implementação de uma equipe multidisciplinar nas escolas, com incentivo a criação de grêmios estudantis.

Outro eixo discutiu Juventude, Políticas de Prevenção às Drogas e Diálogo com o Governo. Deste grupo, saíram reivindicações solicitando que conste no currículo escolar uma disciplina com temas que discutam as drogas, violência, cidadania, política, além de criação de uma escola técnica de aprendiz; criação de um centro cultural nas áreas de vulnerabilidade social – projetos culturais, grupos de convivência e oficinas-; ampliação do Programa Educacional de Resistência as Drogas – PROERD, Papo Legal e JCC entre outros, assim como divulgação de campanhas educativas anti-drogas.

O último grupo debateu a Juventude LGBT/Respeito às Diferenças/ Acessibilidade e criou propostas relativas à inclusão de aulas de cidadania e diferenças no currículo escolar, assim como definiram como de importância a criação do Centro de Referência LGBT, a criação de uma coordenadoria de Pessoa com Deficiência e a inserção da história cultural na grade escolar.

Fonte: Prefeitura de Muriaé

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo