Muriaé participa do VIII Fórum Regional de Educação Ambiental

Guia Muriaé no WhatsApp

VIII Fórum Regional de Educação Ambiental

O Fórum Regional de Educação Ambiental (ForEA), Conectividade Sócio-Ambiental Brigadeiro–Caparaó, realizado no município de Manhuaçu na sede da Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB), entre os dias 19 e 21 de julho, tem neste ano de 2013 como eixo temático: Diálogos entre cidade e campo para uma gestão municipal participativa e sustentável e como objetivo geral, promover o envolvimento de atores sociais através da educação ambiental para busca de resultados, a partir do planejamento e efetivação de ações sobre temas relacionados aos problemas ambientais locais, discutidos e planejados durante o fórum, bem como suas potencialidades. Na programação foram abordados os temas “Uso e Ocupação do Solo Urbano e Rural. Dinâmica de Planejamento Coletivo”, “Perspectivas face a Política nacional de Resíduos Sólidos” e Segurança Alimentar e Diversificação da Produção: Agricultura Familiar e Merenda Escolar.

O ForEA envolve diversos agentes municipais na discussão de questões ambientais, cujo tema central é “Brigadeiro/Caparaó: Eixo Regional de Conectividade Socioambiental”. O tema do fórum está relacionado à localização dos municípios envolvidos que se encontram na área de abrangência de duas das mais importantes Unidades de Conservação do estado: o Parque Estadual da Serra do Brigadeiro e o Parque Nacional do Caparaó.

Muriaé, sede do VII ForEA 2012, é um dos trinta e um municípios mineiros contemplados no Fórum de 2013 tendo a participação da autarquia municipal DEMSUR, através do Dir. da Divisão de Limpeza Urbana, José Ângelo de Freitas, da Secretária de Educação, Cristina Aquino e de Meio Ambiente, Juliana Guarino.

Além dos ciclos de palestras referentes ao eixo Temático, este fórum ofereceu oficinas e minicursos paralelos que tratam de assuntos relacionados às questões ambientais da região, sendo os temas escolhidos pelos atores sócias locais.

A mesa de Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental de Minas Gerais – Mesorregião Zona da Mata (CIEA MG – ZM) foi composta pelo Prefeito Município de Manhuaçu, Mailton Cotrin Heringer, Nathan Belcavelho de Oliveira, do Ministério das Cidades, Gil Teixeira da Silva Filho, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Marcos Magalhães, professor da Universidade de Viçosa e Consultor do S.A.A.E de Viçosa, Betty Giovannoni Oliveira, presidente da Comissão Interinstitucional da Zona da Mata, Alberto Félix Iasbik, Superintendente da Superintendência de Regularização Ambiental da Zona da Mata, Flávia Hercolano, CIEA e presidente da CODEMA Manhumirim.

Fonte: Prefeitura de Muriaé

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo