Muriaé tem alerta de temporal com raios e granizo e possibilidade de deslizamentos e enchente

Guia Muriaé no WhatsApp

Com o retorno da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) e sua configuração, em parte, sobre o sudeste do país, o tempo ficará instável na região de Muriaé até a próxima terça-feira (11).

Porém, em nossa região, as previsões dos principais institutos de meteorologia e climatologia indicam que a chuva será mais volumosa e concentrada entre a tarde desta sexta-feira (7) até a noite do domingo (9), com intervalos de chuva fraca à forte, não podendo ser descartado ocorrência de temporais com raios e granizo.

Devido aos níveis atuais dos rios que cortam a área urbana do município (acima do normal para o período), somado a saturação hídrica do solo (acima de 90%) e a previsão do tempo para os próximos dias, a Defesa Civil de Muriaé alerta os moradores de regiões ribeirinhas e próximos a encostas a redobrarem o monitoramento.

Os moradores devem redobrar a atenção para possibilidade de eventos adversos como deslizamentos, alagamentos e transbordamentos de córregos e rios, caso a previsão dos modelos se confirme.

INMET emite alerta vermelho para a região

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu alerta vermelho para Muriaé e cidades vizinhas. Este é o nível de alerta mais severo. Esta classificação prevê um volume de precipitação superior a 60 mm por hora ou acima de 100 mm em 24 horas. Aqui, os ventos ultrapassam os 100 km/h e há grande possibilidade de granizo.

O instituto reforça o alerta para grande risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios, grandes deslizamentos de encostas, em cidades com tais áreas de risco.

Instruções

Desligue aparelhos elétricos, quadro geral de energia.
Observe alteração nas encostas.
Permaneça em local abrigado.
Em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos.
Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Fonte: Defesa Civil

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo