Obras para contenção das cheias do Rio Muriaé serão licitadas em novembro

Guia Muriaé no WhatsApp

O prefeito de Muriaé, Aloysio Aquino, anunciou, durante entrevista coletiva concedida na tarde desta terça-feira (16), que as obras para evitar novas cheias do rio Muriaé e do rio Preto serão licitadas no próximo dia 3 de novembro. O extrato do edital da licitação foi publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira (16) e a expectativa é que as obras tenham início ainda neste ano

“Esta é a obra mais importante da história de Muriaé. Muitos duvidaram de que ela seria realizada, mas nós nunca desistimos ou sequer desanimamos. Viajamos várias vezes para Belo Horizonte em busca de novidades e para darmos andamento ao processo, até recebermos, agora, a notícia de que a licitação foi agendada”, disse Aloysio.

Na prática, a realização da concorrência pública garante a execução das obras, que terão orçamento total de R$ 300 milhões. Vale lembrar que, além do benefício direto em relação ao fim do problema das enchentes, o município ainda terá aumento de arrecadação com a realização das obras, além da geração de vários empregos diretos para os muriaeenses.

“Esta é uma obra do PAC e está incluída no Plano Plurianual da União. Portanto, o repasse das verbas pelo tesouro nacional é obrigatório. É um processo que não sofre interrupção sequer no período eleitoral e, nem poderá ser paralisado em caso de troca de governantes”, destacou Aloysio.

Enquanto isso não acontece, a equipe que cuida do processo de desapropriação das áreas que serão afetadas pelas obras já deu início às suas atividades. Vários moradores de residências localizadas em bairros como Barra, José Cirilo e Napoleão já vêm sendo procurados para a medição dos imóveis e o início das negociações.

O projeto

Muriaé foi o primeiro município mineiro a entregar o seu plano de mitigação de cheias na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana (Sedru). “O projeto, que contém oito volumes e contempla a construção de uma barragem no rio Preto, de muros laterais e da avenida sanitária ao longo da margem do rio Muriaé, a ampliação da calha fluvial, a criação de áreas de espraiamento das águas, a remoção inteligente de pedras e obstáculos existentes no leito e o reforço e a construção de pontes”, informa o vice-prefeito João Ciribelli.

Assista ao vídeo do plano de contenção de cheias do Rio Muriaé

Fonte: PMM

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo