Palestra em escola inicia atividades do Maio Amarelo em Muriaé

Guia Muriaé no WhatsApp

A campanha nacional “Maio Amarelo”, que oferece ações de conscientização buscando a redução de acidentes de trânsito, já teve início em Muriaé. Na manhã desta terça-feira (7), a Prefeitura de Muriaé, através do Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (Demuttran), esteve na Escola Estadual Antônio Viçoso Magalhães promovendo palestra sobre o tema para os alunos.

A aula foi conduzida pelo coordenador do serviço de Análise e Estatística de Trânsito do Demuttran, Jackson Fernandes. Ele explicou aos estudantes detalhes sobre a campanha e a respeito de iniciativas como o Projeto Educa (voltado para a capacitação de professores) e o Maio Amarelo Kids (que leva às crianças, através de aplicativo para celular, ideias sobre segurança no trânsito).

“A responsabilidade no trânsito começa desde cedo. É importante formar o pensamento consciente dos jovens nessa idade em que eles estão começando a se interessar por dirigir, com o objetivo de termos motoristas no futuro motoristas cada vez mais conscientes”, afirma.

A palestra na escola localizada no bairro São Pedro foi a primeira atividade do Maio Amarelo 2019 em Muriaé. No entanto, a abertura oficial da campanha está marcada para acontecer na manhã do próximo sábado (11), na Lagoa da Gávea. O evento, que marcará o início das ações de conscientização sobre o trânsito, começará às 8h15 e terá apresentações culturais de teatro, dança e poesia, além de shows temáticos promovidos por instituições como o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar, através do Programa Educacional de Resistência às Drogas, o Proerd. A entrada será gratuita.

A campanha continua ao longo de todo o mês, com novas palestras e também com ações educativas. Uma delas, cujo nome é “Que Papelão!” e ainda não tem data definida para acontecer, promete despertar a atenção dos motoristas para infrações corriqueiras no dia a dia, como dirigir sem o cinto de segurança afivelado ou pilotar com a viseira do capacete aberta. Vale ressaltar que a iniciativa terá finalidade de orientação e, portanto, não incluirá a aplicação de multas.

Acidentes

Desde o dia primeiro de janeiro de 2018, o SAMU de Muriaé foi acionado para prestar atendimentos em 744 acidentes de trânsito – uma média de 46 chamados a cada mês. De acordo com as informações apresentadas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência, as principais vítimas são pessoas com idade entre 20 e 40 anos. Vale destacar ainda que foram registradas 16 mortes.

A fim de reduzir tais números, a Prefeitura de Muriaé aderiu em 2019 ao programa Município Maio Amarelo, desenvolvido pelo Observatório Nacional de Segurança Viária. Com a adesão, a cidade recebe certificação da iniciativa e ganha o direito de ter acesso a materiais exclusivos, como itens de comunicação, pesquisas e dados estatísticos – tudo com o objetivo de fortalecer e incentivar as práticas para a formação de um trânsito mais seguro e consciente.

Fonte: PMM

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo