Prefeito de Muriaé preside a entrega da Medalha José Alencar aos agraciados de 2016

Guia Muriaé no WhatsApp

Foi realizada na noite desta segunda-feira (16), no Teatro Zaccaria Marques, a cerimônia de entrega da Medalha do Mérito Muriaeense “José Alencar Gomes da Silva”, concedida pelo prefeito Aloysio Aquino aos agraciados de 2016, em comemoração ao aniversário de 161 anos de Muriaé.

Entre os homenageados estão muriaeenses de nascimento ou de coração que, com o seu trabalho, tenham contribuído para elevar o nome da cidade e a desenvolvê-la.

Conheça abaixo a biografia de cada um dos 30 homenageados.

Homenageados

Alessandro Amaro da Matta

Atual titular da 4ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Minas Gerais. Graduou-se em Direito em 1997, pela Faculdade Santa Úrsula, no Rio de Janeiro, e especializou-se em Ciências Penais e em Gestão Pública, pela Universidade Anhaguera.

Foi aprovado no concurso público para delegado de Polícia Civil de Minas Gerais em 1998, tomando posse em abril de 2000. Sua primeira lotação foi no município de Divino, onde permaneceu durante quatro anos; em seguida, foi transferido para o município de Tombos, onde atuou até 2005, quando veio para Muriaé.

Na cidade, passou pelas delegacias de Furtos e Roubos; Tóxicos e Entorpecentes; pelas AISPs 31 e 32; e pela Delegacia de Trânsito, onde exerceu também a função de coordenador da banca examinadora do Detran. Em dezembro de 2015, assumiu o comando da 4ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Minas Gerais, com sede em nosso município.

Ana Paola Medeiros de Oliveira Carneiro

Natural de Muriaé, é filha de José Carlos de Oliveira e de Regina Maura Guarino Medeiros de Oliveira. É mãe de Mário Inácio, Luiza e Paulo Henrique, todos frutos de seu casamento com o médico Cláudio Renato Barros Carneiro.

Graduou-se em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e realizou diversos cursos de especialização e MBA em variadas áreas de sua profissão, tendo participado, ainda, do Seminário Internacional de Direito, realizado na Universidade de Ohio, nos Estados Unidos.

Ana Paola exerce a advocacia na comarca de Muriaé há 20 anos – atualmente, como sócia do escritório Medeiros, Pacheco & Alvim Advogados Associados – além de atuar, desde 2004, como professora do curso de Direito da Faminas. Entre 2007 e 2015, destacou-se como presidente, por três mandatos consecutivos, da 36ª subseção da Ordem dos Advogados do Brasil em Minas Gerais.

Belarmino Pereira de Moura

Nascido no dia 20 de junho de 1960, em Cordisburgo (MG), é a prova viva de que, com caráter e honestidade, pode-se superar as adversidades e prosperar na vida.

Ainda criança, com menos de cinco anos de idade, foi dado a uma família da zona rural do município onde nasceu. Após ser devolvido para a mãe biológica, acabou sendo, por intermédio do padre da cidade e de advogados, internado em um orfanato localizado em Formiga, Minas Gerais, onde permaneceu por três anos.

Desde então, passou por várias transferências, sendo levado para escolas da antiga Febem em Sete Lagoas e Belo Horizonte, até chegar a Muriaé.

Mesmo sem fortes vínculos afetivos criados na infância e na adolescência, Belarmino orgulha-se dos amigos que tem hoje e da família que constituiu. Casado há 33 anos, é pai de uma filha e, atualmente, atua como microempresário no ramo de transportes. É proprietário da empresa Pássaro Verde Express, firma que realiza transporte de cargas através da Viação Pássaro Verde.

Carlos Magno Ciribelli Pereira

Nascido em 15 de janeiro de 1964, é filho de Carlos Leandro Pereira e Mafalda Ciribelli Pereira. É casado com Ana Cláudia Dias Pereira e pai de um casal de filhos: Laura e Pedro.

Em 1990, graduou-se em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora e passou a realizar sua residência médica em Cirurgia Geral pelo Hospital da Companhia Siderúrgica Nacional.

Quatro anos mais tarde, retornou a Muriaé, já como profissional, dando início aos seus atendimentos na cidade onde nasceu e foi criado. Desde então, foi membro do Colégio Brasileiro de Cirurgiões e construiu sólida carreira no Hospital São Paulo, tendo atuado como diretor clínico, diretor técnico e membro do Conselho de Ética da instituição.

Atualmente, dedica-se especialmente às áreas de cirurgia bariátrica e videolaparoscopia, além de ser coordenador das clínicas cirúrgicas e chefe do Serviço de Cirurgia Geral do Hospital São Paulo de Muriaé.

Cícero Machado Ribeiro

Nascido em Niterói (RJ), em 4 de agosto de 1965 – data em que a Igreja Católica comemora o Dia do Padre. Por este motivo, foi batizado em homenagem ao padre Cícero, de Juazeiro do Norte, uma das mais conhecidas figuras religiosas da história do Brasil.

Formado em contabilidade, aos 18 anos começou a trabalhar na gerência de uma fábrica de bolsas em Itaboraí. Aos 20, ingressou no seminário dos Missionários do Sagrado Coração.

Já graduado em Filosofia e Teologia, foi ordenado sacerdote católico aos 30 anos de idade. Entre 1996 e 1998, trabalhou pela primeira vez em Muriaé, na paróquia da Barra. Após passar por Rio de Janeiro e Juiz de Fora, retornou a Muriaé para atuar como pároco da Matriz São Paulo, onde já se encontra há três anos.

Neste ano de 2016, fará viagem de seis meses de duração à França, onde participará de atividades de espiritualidade e editará os sete livros que escreveu ao longo de seu sacerdócio. As obras incluem homilias proclamadas pelo nosso Padre Cícero em sua vida ministerial.

Cléria Lúcia Mazzini de Andrade Silva

Filha de Gabriel Rodrigues Mazzini e Edith Pereira Mazzini, é casada há 39 anos com Joaquim Irineu e mãe de duas filhas: Gabriella e Priscila.

Formada em Pedagogia, Inspeção e Supervisão Escolar pela Faculdade Santa Marcelina, iniciou sua carreira profissional como professora, atuando mais tarde como inspetora escolar, supervisora e diretora substituta na Escola Estadual Columba Teixeira e Silva, no bairro São Cristóvão. Já em 1983, licenciou-se do cargo estadual para trabalhar como supervisora das escolas rurais e dos pré-escolares da Prefeitura de Muriaé.

Junto de seu marido Joaquim Irineu, deu início a uma nova fase na vida profissional. Tornou-se proprietária das lojas Gabbi, foi presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Muriaé (sendo a primeira mulher a ocupar tal cargo), vice-presidente da Federação de CDLs, presidente do Clube de Domadoras do Lions Clube Centro, do Conselho Comunitário de Segurança Preventiva e da Casa da Amizade, além de relações públicas do Centro de Atenção Psicossocial.

Atualmente, integra a irmandade do Hospital São Paulo e atua como diretora secretária da CDL Muriaé e presidente do Rotary Muriaé Norte.

Diogo Leonardo Vasques

Filho de Augusto Geraldo Leonardo Machado e Hélida Vasques Gonçalves Machado, nasceu em Muriaé, no dia 16 de novembro de 1980. É casado há 11 anos com Allana Costa Eliseu Vasques e pai de duas meninas: Maria Laura e Maria Luiza.

Desde cedo, Diogo demonstrou interesse por animais e paixão pelo campo. Frequentando as propriedades de seus familiares, aprendeu a lidar com bovinos e equinos e passou a participar de concursos agropecuários, obtendo várias premiações.

Ainda jovem, seguiu os passos do pai, atuando no comércio e na prestação de serviços ligados ao setor de pneus e transportes em Muriaé e em cidades da região. Com apenas 17 anos, gerenciou a loja de serviços automotivos da família em Bom Jesus do Itabapoana.

Hoje, aos 36 anos de idade, Diogo conta com a experiência adquirida após quase duas décadas de trabalho. Com os negócios prosperando, já detém participações em três empresas – entre elas, a Seterge Terraplanagem, adquirida há pouco mais de um ano, em parceria com seu pai.

Eduardo Barbosa Levate

Nascido em Muriaé em 10 de setembro de 1979, é filho de Sebastião Fernando Levate e Maria Emília Barbosa Levate. É casado com Lidiane Castro de Andrade Levate, com quem tem dois filhos: Eduardo Arthur e Rafael.

Eduardo sempre teve paixão pelo campo, acompanhando, desde pequeno, seu pai nos negócios agropecuários da família. Tomou gosto pela criação de bovinos e equinos, o que lhe rendeu, ainda na adolescência, diversos prêmios em exposições.

Após concluir seus estudos na cidade de Juiz de Fora, retornou a Muriaé para exercer outra de suas paixões e aquele que considera o seu verdadeiro dom: administrar empresas, fazendas e pessoal.

Atualmente, é sócio-proprietário de três empresas localizadas em Muriaé: Laticínio Levate, Panificadora Pão Chic e Mercadão Levate. Também apoia movimentos sociais, clubes e entidades esportivas da cidade, ajudando na organização de leilões, eventos especiais e festas religiosas. Ações que fazem de Eduardo um verdadeiro sucessor de seu pai, o saudoso Tatão Levate.

Eduardo Marge

Nasceu em 18 de fevereiro de 1974, em Muriaé. É filho de Adellunar Marge e Maria Madalena Rodrigues Marge e pai de Vítor e Miguel, frutos de seu casamento com Aline de Assis Gusmão Marge.

Graduou-se em Direito pela Universidade Gama Filho, no Rio de Janeiro, em 1998. No ano seguinte, já de volta a Muriaé, passa a atuar como advogado assistente no escritório de Paulo de Oliveira Carvalho, montando seu próprio escritório três anos mais tarde, em sociedade com o também advogado Filipe de Almeida Castro.

Atuou na área cível, criminal e administrativa. Na esfera pública, entre 2000 e 2001, prestou serviços de assessoria jurídica junto ao Previmur, atualmente denominado Muriaé-Prev. Em 2005, assumiu o cargo de assessor jurídico na Procuradoria Geral do Município de Muriaé, permanecendo no cargo por cerca de quatro anos.

Em 2010, assumiu a Assessoria Jurídica da Prefeitura de Fervedouro. Em janeiro de 2013, a convite do prefeito Aloysio Aquino, tornou-se procurador-geral do município de Muriaé, função que desempenha até a presente data.

Evaldo Miguel de Almeida Calcagno

Segundo dos seis filhos do casal Irane e José Calcagno de Oliveira, nasceu em 22 de abril de 1952. Aos seis meses de idade, foi acometido pela poliomielite, doença que lhe causou deficiência física, superada graças à interação com seus irmãos e à criação humana e igualitária que recebeu de seus pais.

Com extensa atividade profissional, Evaldo atua há mais de 45 anos no jornalismo, sendo um dos mais aclamados colunistas sociais da Zona da Mata de Minas Gerais. Começou sua carreira nos anos 1970, no extinto Minas Jornal, e trabalhou por 25 anos na Gazeta de Muriaé, tendo, ainda, passagens por outros semanários. Atualmente, publica a coluna “Boulevard” em seu site oficial.

No ramo da moda, coordenou dezenas de desfiles, incluindo o tradicional “Glamour Girl”. Na área cultural, atuou como carnavalesco da escola de samba do Planalto, integrou o grupo Chão de Minas, colaborou com a criação de figurinos e direção da encenação da Paixão de Cristo e realizou exposição artística no Grande Hotel Muriahe. Participou ainda da organização dos antigos festivais de música e representou Muriaé no programa Cidade x Cidade, no SBT, conquistando cinco vitórias.

Florence Fraga França

É a quarta dos sete filhos do casal Otávio de Aguiar França e Maria José Fraga França. Nasceu em Banco Verde, no município de Palma, chegando a Muriaé para cursar o antigo Ginásio e o Normal, no Colégio Santa Marcelina.

Iniciou sua carreira como professora primária e, mais tarde, obteve licenciatura em Pedagogia, licenciatura curta em Ciências e habilitação em Administração Escolar. Habilitou-se, ainda, em Inspeção Escolar; especializou-se em Fundamentos da Educação e em Inspeção Escolar; e tornou-se mestre em Gestão Universitária.

Atuou como professora, diretora e vice-diretora em tradicionais instituições de ensino de Muriaé; como inspetora escolar da 23ª Superintendência Regional de Ensino; e participou dos conselhos municipais de Assistência Social e de Educação. Atualmente, é professora e vice-diretora da Faculdade Santa Marcelina, além de integrar sua Comissão Própria de Avaliação.

Pela brilhante carreira construída na área educacional, Florence foi homenageada com o Troféu Destaque em Educação, com o Diploma de Honra ao Mérito do Rotary Club e com o título de Cidadania Honorária de Muriaé.

Gerson Ferreira Varella

Nasceu em 17 de fevereiro de 1937, em Muriaé, mais precisamente na região da Usina da Fumaça, onde viveu sua infância. É casado com Carmem Lúcia Portilho Varella, com quem teve quatro filhos e nove netos.

Estudou no Colégio São Paulo e, mais tarde, já como empresário, fundou o Hotel e Posto Arrastão, além do Transporte Arrastão.

Foi vereador por duas legislaturas, durante o período de 1966 a 1972. Atuante nas causas sociais, esteve à frente, por mais de 35 anos, de projetos realizados pelo Lions Clube Muriaé-Centro e também pelo Hospital São Paulo, instituição da qual foi provedor por três mandatos.

Giovanna Cascelli Schelb Pereira

Nascida em 7 de junho de 1957, é filha de Eduardo Schelb e Maria Auxiliadora Cascelli Schelb. Casada com Ronaldo Scalla Pereira, é mãe de três filhos: Ronaldo, João Eduardo e Davi.

Graduada em Ciências, Matemática e Física pela Faculdade Santa Marcelina e pós-graduada em Física pela Fundação Percival Faquhar e em Ensino de Física pela UFJF, dedicou-se à educação por 37 anos. É autora de trabalho publicado pela Faculdade de Educação da USP em 1995.

Trabalhou em diversas instituições de ensino tradicionais da cidade. Na Escola Estadual Silveira Brum, começou sua carreira em 1976, atuando como professora até 1990. Em 1991, passou a contribuir na parte administrativa, tornando-se vice-diretora. Já em 1998, assumiu a direção da escola, função que manteve até 2013, quando se aposentou.

Ao longo desse período, participou de vários momentos importantes, como a abertura das primeiras salas para atendimento a crianças com necessidades especiais e o início do curso de Linguagem Brasileira de Sinais. Seu trabalho foi fundamental para que a Escola Silveira Brum se tornasse referência em educação pública de qualidade em nossa cidade.

Guilherme Schueler de Aquino

Filho do saudoso médico e ex-vice-prefeito de Muriaé, José Clóvis Figueira de Aquino, e de Sônia Schueler de Aquino. É casado com Ana Paula Carvalho Schueler de Aquino, também médica, e pai de dois filhos: Vitória e Guilherme.

Graduou-se em Medicina em 1990, pela Faculdade Souza Marques, do Rio de Janeiro. Realizou sua residência médica em Ginecologia e Obstetrícia na Universidade Federal Fluminense, obtendo o título da especialidade pela Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia.

Atua em Muriaé há 22 anos, como ginecologista e obstetra, e, desde 1994, é médico concursado da Prefeitura Municipal de Muriaé.

Horário Telêmaco Pompei

Casado, pai de dois filhos e avô de quatro netos, é nascido em Tombos e detentor do título de Cidadania Honorária de Muriaé.

Formado pela Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais, especializou-se em Urbanismo pela mesma instituição. É sócio-fundador da Sogena, uma das mais tradicionais empresas de construção civil da região, tendo sido responsável pelas obras de importantes prédios públicos, como o Centro Administrativo Presidente Tancredo Neves, o Fórum Tabelião Pacheco de Medeiros e as escolas estaduais Gonçalves Couto, Mário Macedo e Bias Fortes. Atuou também como secretário de Obras em Muriaé.

Além da Sogena, também é sócio-fundador de importantes instituições existentes em nossa cidade, como o Rotary Clube Muriaé Norte, a Associação Muriaeense de Engenheiros e Arquitetos e o Aeroclube de Muriaé. Na área educacional, atuou como professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e da Faculdade Santa Marcelina.

Jorge Soares Balduíno

Natural de Muriaé e filho de Amador Balduíno e Lourdes Soares. Construiu sua família ao lado de Ana Aparecida de Souza Balduíno, com quem tem quatro filhos e dois netos.

Produtor rural, atua no ramo de produção e torrefação de café e criação de gado leiteiro em sua fazenda, situada em Itamuri. É também proprietário de comércio localizado no bairro Dornelas, onde gosta de acolher os visitantes e receber os amigos para conversar e descontrair.

Nos anos 1990, atuou como cinegrafista, repórter, editor e operador de áudio e vídeo nas extintas TV e Rádio Cidade. Posteriormente, trabalhou também na Rede Atividade de Comunicações.

Preocupado com as causas sociais, Jorge Balduíno participou de campanhas de doação de agasalhos e alimentos promovidas por instituições de Muriaé, além de ter colaborado com a construção do antigo bairro Marambaia, hoje conhecido como Padre Tiago.

José Alberto Guedes Teixeira Salum

Filho de José Jorge Salum Filho e de Lúcia Guedes Teixeira Salum, nasceu em 21 de janeiro de 1974, em Miracema, Rio de Janeiro, e, ainda pequeno, fixou residência em Muriaé. É casado há 20 anos com Selma Soares da Silva Salum e pai de dois filhos: Nathália e José Jorge.

Em 2012, assumiu a gerência da Churrascaria Serra do Sol, localizada no quilômetro 713 da rodovia BR-116, em Muriaé. Mesmo com o fechamento do estabelecimento cerca de um ano depois, José Alberto manteve o foco e a determinação: arrendou o ponto e, em setembro de 2013, reinaugurou o restaurante, transformando-o em referência gastronômica na cidade.

Desde então, vem atuando na churrascaria juntamente com sua família, dedicando atenção especial e atendimento impecável a cada cliente. O reconhecimento veio com as homenagens concedidas, em 2014 e 2015, pela revista Expressões Muriaeenses.

José Francisco Fintelman

Nascido em São João do Glória, na zona rural de Muriaé, é filho de José Xavier Fintelman e Maria Teixeira Fintelman. É casado com Carmem de Lourdes Silva Fintelman, pai de Andrea, Admilson e Aliris e avô dos pequenos Maria Luiza e Lucas.

Foi seminarista da Congregação Missionários de Nossa Senhora do Sagrado Coração, onde estudou até o ginasial. Cursou o segundo grau, atual Ensino Médio, no Colégio São Paulo.

Iniciou sua carreira profissional como balconista no Comércio Atacadista de Armarinho. Posteriormente, atuou como monitor de alunos na FEBEM e exerceu o cargo de gerente em empresas do Grupo Líder. Desde 2005, é coordenador do setor de Compras da Prefeitura Municipal de Muriaé e um dos principais responsáveis pelo bom andamento da máquina pública.

José Geraldo Ribeiro

Nascido em Divino, em 10 de janeiro de 1950, foi criado na comunidade de Torreões, distrito de Juiz de Fora, onde deu início à sua vida profissional como engraxate e, posteriormente, como trocador em ônibus.

Em 1970, começou a atuar como empresário, realizando plantações de grama e, mais tarde, obras de calçamento poliédrico.

Doze anos depois, fundou a Jofer Empreiteira, iniciando as atividades de usinagem de asfalto. Com sua empresa, executou o asfaltamento de centenas de ruas em Muriaé e em outros municípios, além da pavimentação de diversas rodovias estaduais e federais.

Seu mais recente empreendimento foi a empresa Ribeiro Turismo, fundada em 1995, promovendo o transporte rodoviário de milhares de pessoas.

José Leal de Azevedo

Nasceu em Miradouro, no dia 9 de julho de 1944. Filho de José César de Azevedo e Jandira Leal de Azevedo, casou-se em 1968 com Wanderly Torres de Azevedo, união que gerou seis filhos e, até o momento, seis netos.

Aprendeu a profissão de barbeiro ainda jovem, com o pai. Em 1963, veio para Muriaé, onde começou suas atividades profissionais na antiga Barbearia Popular, que se localizava na Praça João Pinheiro.

A carreira prosperou e, em pouco tempo, Zezinho – como é amigavelmente conhecido pelos clientes – conseguiu montar seu próprio salão, na antiga rodoviária de Muriaé.

Atualmente, trabalha na Barbearia dos Irmãos, localizada no edifício Top Center, ao lado de seus irmãos Joel e Luiz, procurando sempre seguir os ensinamentos do pai: atender todos os clientes com a qualidade que eles merecem.

José Leonardo Amaral Filho

É muriaeense, casado e pai de três filhos. Dentista por formação, trabalhou por 30 anos na área de reabilitação oral. Paralelamente à profissão, passou a atuar também, em 1985, no ramo de construção civil e incorporação imobiliária, erguendo um prédio comercial e dois residenciais.

Em 1998, fundou a LGA Empreendimentos Imobiliários. Desde então, já foram 13 edifícios concluídos e mais de 200 unidades residenciais e comerciais entregues aos clientes.

E a história de sucesso não para por aí. Atualmente, estão em construção outros dois empreendimentos residenciais, ambos com entrega prevista para 2019, que totalizarão mais 180 apartamentos. Tudo com a marca de destaque e credibilidade que José Leonardo conquistou no mercado imobiliário de Muriaé.

José Paulo da Silva

Nascido em Muriaé no dia 16 de fevereiro de 1970, é filho de Laurindo Paulino da Silva e Jesalina de Melo Silva. É casado com Mônica Aparecida de Figueiredo Silva e pai de três filhas: Marina, Mariele e Gabriela.

Seu primeiro emprego de carteira assinada foi aos 17 anos de idade. Ao longo de sua carreira profissional, trabalhou nas empresas Emprante Engenharia e Empreiteira Carlos Pires.

Em 1990, ingressou na Prefeitura de Muriaé, ocupando o cargo de Auxiliar de Serviços. Quatro anos mais tarde, foi transferido para o hoje extinto Departamento Municipal de Águas e Esgotos (Demae), em que exerceu a função de pedreiro.

Em 1998, com a fundação do Demsur, passou a integrar o quadro de pessoal da então recém-criada autarquia. A dedicação com que sempre executou suas tarefas foi recompensada com a nomeação, em 1999, para exercer a função gratificada de Encarregado de Esgotos e, em 2005, para atuar como coordenador de Esgoto Sanitário, atividade que exerce até a presente data.

Maria Aparecida Pinto da Costa

Nasceu em Muriaé, em 12 de março de 1946, filha de José Pinto da Silva e Nair Ventura Pinto. É casada com Walton Pedro Costa, mãe de Mateus e avó da pequena Rebeca.

Destacou-se como aluna em todas as escolas por onde passou e, como consequência, dedicou sua vida à educação. Atuando como bibliotecária, organizou eventos culturais e bibliotecas estudantis em diversas escolas da rede pública estadual, tendo contribuído também para o desenvolvimento de atividades de leitura e áreas de estudo na Escola Pinguinho de Gente, no CAIC e no Sindicato dos Bancários, entre outras instituições.

De 1989 a 1993, foi coordenadora da Biblioteca Pública Municipal de Muriaé, realizando eventos semanais e contribuindo decisivamente para que o local se tornasse pólo de abrangência regional.

Atualmente, é coordenadora da Escola de Música da Fundarte e madrinha da banda Sociedade Musical União dos Artistas. Atua também como calígrafa reconhecida na cidade, já tendo trabalhado na elaboração de convites para cerca de 2 mil casais.

Mário Vaz Lorete

Segundo dos seis filhos de Sebastião Lorete e Alcina Sebastiana Lorete, nasceu em 16 de julho de 1950, em São João do Glória, na zona rural de Muriaé. Casou-se, aos 24 anos de idade, com Maria Lúcia Paulino Lorete, com quem teve oito filhos.

Começou a trabalhar no campo aos seis anos, junto com o pai, conciliando as atividades na fazenda com os estudos. Aos 10, passou a atuar como feirante, carreira que já dura 56 anos.

Há cerca de três anos, tornou-se presidente da Associação dos Feirantes de Muriaé. Desde então, vem atuando com determinação pela melhoria da feira livre na cidade, buscando melhores condições para os produtores e para os clientes.

Em 2014, ganhou o título de Honra ao Mérito, concedido pela Câmara Municipal, como consequência do trabalho responsável e sério que desenvolve como feirante e como presidente da associação.

Poliana Botelho

Com apenas 26 anos de idade, Poliana Botelho Lopes já é um dos destaques das Artes Marciais Mistas – o MMA. A jovem lutadora tem cinco lutas oficiais na carreira, sendo quatro vitórias – todas por nocaute – e é a atual campeã mundial do XFC na categoria peso-mosca. Foi, ainda, uma das condutoras da Tocha Olímpica Rio 2016, no dia 16 de maio, pelas ruas de Muriaé.

Em todas as suas conquistas, Poliana faz questão de enaltecer Muriaé, onde nasceu e foi criada. A lutadora iniciou seus treinamentos de Muay Thai em 2012, na própria cidade, apenas com o objetivo de manter um estilo de vida saudável. Mas o destino já estava traçado: a paixão pelo esporte logo fez despertar nela o desejo de seguir carreira profissional.

Com o sucesso de suas primeiras lutas, ainda amadoras, Poliana seguiu para a cidade do Rio de Janeiro, para treinar na academia Nova União, um dos maiores celeiros de lutadores do Brasil. E, agora, ela quer ir ainda mais longe: recentemente, assinou contrato com o UFC, a principal organização de MMA do mundo, em que lutará na divisão peso-palha, levando para o octógono a torcida do povo brasileiro e, em especial, dos conterrâneos muriaeenses.

Ranieri Márcio da Cruz

Natural de Miradouro, o tenente-coronel Ranieri Márcio da Cruz é filho de Elias Benito da Cruz e Rita de Oliveira Cruz. É casado com Poliana Aparecida Ridolphi e pai de três filhas: Rayla, Maria Vitória e Helena.

Cursou o Ensino Fundamental e o Ensino Médio em Muriaé. Em 1987, ingressou na Polícia Militar de Minas Gerais, tendo sido promovido ao posto de tenente-coronel em 2012.

Ao longo de sua carreira, foi condecorado com diversas honrarias, como a Medalha do Mérito Militar (graus bronze e prata); Medalha do Mérito Profissional; Medalha Alferes Tiradentes; Medalha do Mérito Legislativo de Além Paraíba; e título de Honra ao Mérito concedido pela Câmara Municipal de Muriaé.

Chefiou e comandou seções, pelotões e companhias policiais em Muriaé, Viçosa e Leopoldina. Em 2016, foi nomeado como o novo comandante do 47º Batalhão de Polícia Militar, situado em nosso município.

Raqueline Luzia Gomes Mansur

É natural de Laranjal, onde nasceu em 13 de dezembro de 1978. Ainda bebê, se mudou para a zona rural de Rosário da Limeira, então distrito de Muriaé, juntamente com seus pais, Anésio Francisco Mansur e Maria Madalena Gomes Mansur, e com seus irmãos. É casada com Reginaldo Pinheiro de Morais e mãe de João Pedro e Maria Luiza.

Veio para Muriaé aos 17 anos, para trabalhar em casa de família e estudar. Formada como técnica de enfermagem, atuou no Hospital São Paulo e na Fundação Cristiano Varella.

Aos 26 anos, junto de seu esposo, lutou com dedicação para vencer os problemas de saúde enfrentados pelo pequeno João Pedro, então com seis meses de idade, e as dificuldades financeiras vividas na época, especialmente no que dizia respeito ao tratamento do filho.

A mudança de vida veio quando Raqueline, cristã fervorosa, afirma ter recebido em oração a revelação de uma nova oportunidade de trabalho. Assim nasceu o Buffet João e Maria, que começou de forma modesta até tornar-se, atualmente, um dos mais reconhecidos de Muriaé e região.

Regina Aparecida de Figueiredo Santos

Nasceu no dia 5 de outubro de 1965, em Muriaé. É filha de Clóvis Figueiredo e Maria José de Figueiredo, casada com Antônio José dos Santos e mãe de Lidiane, Luciana e Laís.

Professora por formação, é graduada em Normal Superior pela Universidade Federal de Viçosa e pós-graduada em Supervisão, Orientação e Inspeção Escolar pelo Instituto Superior Tupy. Em 1992, iniciou sua carreira de professora na Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima, na comunidade de Bom Jardim, zona rural de Muriaé, onde trabalha até hoje.

Com o conhecimento de quem sempre viveu no campo, desenvolve, junto a seus alunos, projetos agroecológicos, com o objetivo de despertar neles a consciência de que cuidar do meio ambiente é cuidar de si mesmos.

Assim, procura realizar atividades relacionadas ao dia-a-dia da vida no campo, porém sempre oferecendo novos conhecimentos. Foi assim que nasceram projetos de sucesso, tais como o “Horta Viva”, “Horta Viva Além dos Muros da Escola”, “Gado Homeopatizado, Leite Melhorado” e, atualmente, “Manejo Agroecológico do Morango”.

Sebastião Moreira de Paiva

Nasceu em Miradouro, em 1952, e, aos sete anos de idade, veio para Muriaé com sua família. É casado com Maria Heloísa Cerqueira Paiva e pai de três filhas: Flávia, Renata e Beatriz.

Contador por formação, trabalhou como gerente da Vemasa e foi proprietário da loja Brasil Tintas. Atualmente, é presidente das Organizações Premium Plaza, o maior grupo de hotelaria da cidade, com três unidades: o Premium Plaza Hotel, que conta com 60 apartamentos e está localizado a menos de 100 metros do terminal rodoviário; o Cllin Plaza, com 44 apartamentos e acesso fácil e rápido ao centro de Muriaé; e o Arrastão Plaza Hotel, situado às margens da BR-116 e que oferece 55 modernos apartamentos, além de variadas opções de lazer e atividades para seus hóspedes.

O próximo empreendimento do grupo liderado por Sebastião já está em fase de planejamento. Em breve, será iniciada, na Avenida Constantino Pinto, a construção do novíssimo Grand Premium Plaza, que terá 98 apartamentos, terraço com vista panorâmica, bar, piscina e academia, entre outros atrativos.

Wilmar Jose de Carvalho

Nasceu em Muriaé, no dia 25 de julho de 1958. É casado com Sonia Regina Pimentel Lacerda de Carvalho, com quem tem três filhos: Vinicius, Leandro e Larissa, todos já formados em suas profissões.

Wilmar passou a infância ao lado das irmãs, Angela e Aparecida, e dos colegas da Escola Estadual Governador Bias Fortes, onde estudou até a quarta série primária. Posteriormente, passou para a Escola Estadual Professor Orlando de Lima Faria, onde concluiu o Ensino Fundamental e o Ensino Médio.

Cursou Administração de Empresas e trabalhou com seu pai, Olímpio Freitas de Carvalho, que era proprietário de uma indústria de móveis na cidade. Atualmente, Wilmar é empresário do ramo de venda de automóveis e, já com 22 anos de experiência, mantém o espírito empreendedor, alimentando novos planos e ideias para o desenvolvimento da sua atividade.

Fonte: Prefeitura de Muriaé

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo