Prefeitura de Muriaé realiza força-tarefa para recuperar danos provocados por temporal

Após dois dias de trabalho intenso para recuperar os estragos provocados pelo temporal que caiu sobre Muriaé na noite de sexta-feira (6), a cidade amanheceu nesta segunda com sua rotina já mais próxima do normal. Durante todo o fim de semana, equipes da Prefeitura promoveram serviços de limpeza das ruas, retirada de escombros e assistência às famílias que tiveram suas casas invadidas pela água e/ou lama.

A força-tarefa continua acontecendo. As equipes do Departamento Municipal de Saneamento Urbano (Demsur) e das secretarias de Obras, Urbanismo e Desenvolvimento Social permanecem nas ruas para desenvolver suas atividades. O mesmo vale para a Defesa Civil, que segue efetuando vistorias nas áreas de risco, e para o Departamento de Transportes e Trânsito (Demuttran), que organiza a passagem de veículos nos locais onde o serviço de limpeza ainda prossegue.

A Secretaria Municipal de Saúde, por sua vez, que também teve plantão no fim de semana, está de prontidão para aplicar vacinas necessárias em pessoas que tiveram contato com a água nos locais de alagamento.

Números

De acordo com informações do Demsur, foram mais de 70 pessoas trabalhando em inúmeros locais da cidade no sábado e domingo. As equipes foram auxiliadas por sete caminhões-caçamba e quatro máquinas para agilizar a retirada de lama e escombros dos pontos mais críticos, além de três caminhões-pipa para lavar as ruas.

Já a Secretaria de Desenvolvimento Social contou com 62 servidores em campo, realizando um total de 181 visitas domiciliares e efetuando a entrega de 29 cestas básicas, 34 kits de limpeza e cobertores, 47 colchonetes, quatro aluguéis sociais e um auxílio-funeral para a família de Daniela Carla de Oliveira Silva, que morreu na enxurrada na rua Tombos, bairro Santa Terezinha.

Segundo a Defesa Civil, até as 9h30 desta segunda-feira, foram anotadas 62 ocorrências de queda de muros, deslizamentos de terra, alagamentos e inundações. Os registros ocorreram por toda a cidade, sendo principalmente nos bairros Encoberta, Barra, Recanto Verde, Centro e José Cirilo. O órgão trabalha com um total de 18 pessoas nas ruas e, até o momento, não há nenhuma família desalojada ou desabrigada.

Entrega de doações

A Secretaria de Desenvolvimento Social está recebendo na Unidade Integrada de Cidadania e Ação (UNICA) os donativos para serem entregues às famílias atingidas pelo temporal. A principal demanda é de água potável, materiais de limpeza e alimentos não-perecíveis.

A UNICA funciona no antigo SESI, localizada na Avenida Silvério Campos, bairro Safira. O telefone de contato é (32) 3696-3384.

Fonte: PMM


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo