Home / Notícias / Cidade / Projeto desenvolvido em escola leva alunos a praça e DEMSUR participa da prática pedagógica

Projeto desenvolvido em escola leva alunos a praça e DEMSUR participa da prática pedagógica

Na última sexta-feira (16), alunos do 6º ano da Escola Estadual Desembargador Canêdo (DECA), situada no bairro da Barra, puderam vivenciar na prática o que aprenderam dentro da sala de aula sobre o lixo e o meio ambiente.

Um projeto realizado na Praça do Trabalhador, no mesmo bairro, contou com apoio e participação do Departamento de Saneamento Urbano de Muriaé (DEMSUR). Servidores da autarquia fizeram uma explanação sobre o lixo coletado no município, a importância do manejo e descarte correto feito pela população, o desafio diário de manter a cidade limpa assim como as graves consequências que o consumismo desenfreado traz para o ecossistema.

Falaram ainda do caminho que o lixo percorre desde a coleta nas residências, escolas, comércios e indústria até seu descarte final no Aterro Sanitário Municipal, que recebe atualmente cerca de 100 toneladas diárias de lixo. Os estudantes ainda aprenderam que o volume poderia ser 70% menor se a população tivesse a consciência sobre a importância da separação do lixo em seco (plástico, vidro, papel e metal) e molhado (restos de comida, lixo do banheiro, varrição de casa).




Após as orientações passadas pelos servidores Elisângela Fagundes, operadora de Estação de Tratamento de Água (ETA) Gávea, e Alcemar Felizardo, Diretor de Limpeza Urbana do DEMSUR, o gari João Evangelista, um dos responsáveis pela varrição do bairro Barra, fez um relato de seu trabalho aos alunos, que em seguida partiram para a ação.

Divididos em grupos, devidamente protegidos com luvas e sacolas nas mãos, coletaram embalagens de bala, garrafas pets, papéis de supermercados e papeis de propaganda eleitoral jogados pela calçada e canteiros da praça. No mesmo momento, outro grupo de alunos também agia, agora, distribuindo a pedestres cartõezinhos educativos e alertando a população sobre o cuidado com o meio ambiente. Para fechar o evento, uma faixa foi afixada pedindo a colaboração da população em manter o espaço limpo. O momento contou também com a participação dos servidores Rosilene Brum e Euclides.

A dinâmica mostrou que a participação da população é fundamental para manter a rua limpa, o que traz o beneficio de bem estar para todos. E, de contra partida, criar nos alunos o hábito de observar mais o ambiente a sua volta e descartar nas papeleiras somente resíduos de pequeno porte tais como os encontrados durante a dinâmica. Caso não tenha onde descartar, guardar consigo até encontrar um lugar para descartá-lo de forma adequada.




Para a professora Amália Bernardes, os alunos saíram do local sensibilizados, levando para a vida o que aprenderam na prática. Como agentes transformadores, repassarão para toda família o aprendizado.

Após uma semana de atividades, sábado (17), foi concluído o projeto e os trabalhos realizados foram apresentados para a comunidade.




Fonte: DEMSUR

Confira também

Muriaé tem novo alerta de enchente

A chuva forte das últimas horas também ocorreu na cidade de Miraí, onde está localizada …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *