Sala do Empreendedor já auxiliou centenas moradores de Muriaé nos negócios em 2020

Em Muriaé, a Sala Mineira do Empreendedor vem ajudando os trabalhadores a buscarem soluções mais rápidas para enfrentar a crise provocada pela pandemia de covid-19.

De janeiro a junho deste ano, a instituição – que é uma parceria da Prefeitura de Muriaé (através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico) com o Sebrae – auxiliou no processo de abertura de 517 inscrições no CNPJ. Foram 329 registros de Microempreendedores Individuais (MEIs), 188 de novas empresas e 15 de trabalhadores autônomos.

Vantagens

Com a Sala Mineira, as pessoas não precisam mais se deslocar a diversos locais para buscar orientações ou resolver pendências. O local conta com equipe completa, o que permite que todas as soluções necessárias para questões sanitárias, ambientais e tributárias, por exemplo, sejam disponibilizadas em um único espaço.

Exemplo: é na Sala Mineira que acontece a entrega de todos os tipos de alvarás – inclusive de certificado de dispensa para situações de baixo risco. E caso exista alguma pendência, as orientações e soluções já são disponibilizadas imediatamente, uma vez que o local conta com representantes de todos os setores envolvidos no processo de licenciamento.

Outra vantagem é a integração que a Sala Mineira possui com a Junta Comercial e também com o Corpo de Bombeiros.

Ou seja: processos como abertura, atualização de dados e baixa de empresas, bem como recebimento de projetos de prevenção e de vistoria podem ser feitos todos em um mesmo local, sem a necessidade de deslocamento a vários órgãos públicos.

Vantagens também para MEIs

Para os Microempreendedores Individuais, também conhecidos como MEIs, a Sala Mineira oferece assistência gratuita para aqueles que queiram regularizar seu trabalho. São oferecidos serviços como abertura de CNPJ, solicitação de inscrição, alvará, Declaração Anual de Faturamento e orientações gerais, entre outros.

Vale lembrar que a formalização traz diversas vantagens aos profissionais que trabalham por conta própria. Ao se tornar MEI, o trabalhador passa a ter mais segurança, ganhando direito a benefícios como aposentadoria, salário-maternidade e auxílio-doença. O valor da contribuição ao INSS também é acessível, ficando abaixo de R$60 por mês.

Local e horário de funcionamento

A Sala Mineira do Empreendedor funciona no Centro de Desenvolvimento Empresarial, próximo ao Mercado do Produtor Rural de Muriaé.

Durante a pandemia, o horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, de 12h às 18h. O telefone de contato é (32) 3728-5593.

Fonte: PMM


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Experimentoe o Novo Livre