Seca prejudica desenvolvimento de grãos de café em Muriaé

Guia Muriaé no WhatsApp

A seca que atingiu Muriaé e região provocou prejuízos para os cafeicultores da cidade. A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (EMATER-MG) estima a quebra deve passar de 30%.


Dono de uma fazenda no distrito de Pirapanema, a produção de Lair da Silva, este ano, deverá ser, segundo as contas do produtor, quase 87% menor do que a do ano passado. Em uma área de um hectare, 2,5 mil pés renderam 450 quilos de café. “Ainda não vendi a safra deste ano. Estou esperando que a cotação do produto melhore, para que o prejuízo não seja tão grande”, disse.

A seca também afeta a qualidade dos grãos. O produtor Vanderlei Pereira estima uma queda de 50% na produção. “Ainda tenho outra preocupação: a qualidade dos grãos. Os miúdos não darão muito lucro”, afirmou.

De acordo com um levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), a produção na Zona da Mata mineira deve recuar cerca de 34%. Os produtores de Muriaé devem colher 19,5 mil sacas, 55% a menos em comparação com o ano passado.

Fonte: Guia Muriaé, com informações do Globo Rural

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo