Seminário Regional de Inclusão Produtiva em Muriaé debate estratégias para superar a miséria

Guia Muriaé no WhatsApp

Seminário Regional de Inclusão Produtiva em Muriaé

O “Seminário Regional de Inclusão Produtiva”, realizado na segunda-feira (12/08), no Teatro Zaccaria Marques, contou com representantes de mais de 20 municípios da Zona da Mata mineira, que se reuniram para analisar as estratégias fundamentais para a superação da extrema pobreza, do abandono e da marginalidade de uma parte expressiva da população, através da promoção de ações que possibilitem a inserção das pessoas no mercado de trabalho, contribuindo para alcançar autonomia das famílias usuárias da Assistência Social.

Durante a manhã, a Diretora Adjunta de Inclusão Produtiva do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Margarida Munguba Cardoso, falou sobre temas, como: as normas da Inclusão Produtiva e do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), repassou informações sobre a adesão ao Programa, o monitoramento dos alunos e as pactuações.

A Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Cláudia Aquino Sigiliano, destacou em seu pronunciamento que através do Seminário Regional de Inclusão Produtiva é preciso debater sobre os rumos das políticas públicas de maneira plural e democrática, de forma a garantir a autonomia dos municípios para realizar a gestão de acordo com as suas demandas locais. “Precisamos discutir o mapa de oportunidades que temos em cada cidade e a importância da assistência social como porta de entrada para o atendimento à população mais vulnerável, por meio dos CRAS e dos CREAS; analisar sobre como conseguiremos deixar de lado a pobreza, o abandono e a marginalidade de uma parte expressiva da população, para darmos passos importantes em direção a um Estado que ofereça mais renda, trabalho, apoio sociofamiliar, que desenvolva projetos coletivos com ênfase aos princípios da Economia Solidária, integrando-se à política de assistência social de forma complementar e gerando oportunidades para todos”, salientou Cláudia Aquino Sigiliano.

Na ocasião, também se pronunciaram o Chefe de Gabinete, Adellunar Marge, que representou o prefeito Aloysio Aquino; a Coordenadora Geral do PRONATEC do IF-Sudeste MG, Maria Aparecida Garcia Pinheiro Goulart e a Diretora Regional da SEDESE Muriaé, Ana Maria Silveira Reis.

À tarde, foram realizados diversos debates para expor as interfaces da inclusão produtiva. A importância da educação profissional foi o tema central dos discursos do Diretor do SENAI de Muriaé, José Junior Lima Alves de Oliveira; do Diretor de Desenvolvimento Educacional do IF Sudeste Campos Muriaé, José Luiz de Freitas Paixão; e da Consultora de Negócios SENAC de Juiz de Fora, Ana Carolina Trindade.

Já o Diretor do SEBRAE de Muriaé, Jefferson Dias Santos, explanou sobre o Microempreendor. A Gerente de Pessoa Física da Caixa Econômica Federal de Muriaé, Cleiciane de Abreu Carvalho e também a Gerente de Atendimento de Pessoa Física da Caixa Econômica Federal de Muriaé, Márcia Marge, falaram sobre o Microcrédito Produtivo. E, por fim, a Mestre Científica da UFV, Fabiana Ribeiro, comentou a respeito da Economia Solidária.

Fonte: Nathália Aquino Sigiliano

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo