Home / Notícias / Educação / Alunos da rede municipal de ensino de Muriaé farão a Prova Brasil

Alunos da rede municipal de ensino de Muriaé farão a Prova Brasil

Alunos das turmas de 2º, 5° e 9º ano do Ensino Fundamental de 23 escolas da rede municipal de educação vão participar das avaliações do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), a antiga Prova Brasil. A aplicação das provas acontece entre os dias 21 de outubro e 1º de novembro.

A avaliação acontece a cada dois anos. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do Ministério da Educação (MEC), é o responsável pelo desenvolvimento e pela aplicação dos testes.

A prova serve para avaliar o rendimento das escolas públicas do país. É por meio dos testes de língua portuguesa e de matemática que o MEC monitora os índices de qualidade da educação. Com os resultados desta avaliação, as secretarias de Educação, o Ministério e as próprias escolas podem definir ações e direcionar recursos para melhorar o aprendizado dos estudantes.




“Através da Prova Brasil é possível mensurar os resultados que os alunos vão atingir e medir o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o Ideb. A nossa intenção é, a cada dia, melhorar a qualidade do ensino, e diante destes resultados, aprimorar o ensino-aprendizagem dos nossos estudantes”, diz a secretária municipal da pasta, Maria da Conceição Rodrigues de Souza, a Nininha.

A secretária frisa ainda a importância dos estudantes participarem do teste. “É importante que toda criança faça a prova, pois quanto mais alunos fizerem o teste, maior a possibilidade de melhorar o índice. A falta dos alunos prejudica muito os resultados, por isso pedimos que os pais fiquem atentos nestas semanas, para que seus filhos compareçam todos os dias às aulas”, salienta.

No primeiro semestre deste ano, a Secretaria Municipal de Educação recebeu uma verba do MEC específica para aquisição de material preparatório para a Prova Brasil. Além disso, professores e pedagogos participaram de formação sobre a utilização deste material didático. “Estamos confiantes e apostando que nosso Ideb vai melhorar ainda mais”, finaliza Nininha.




Provas amostrais

Na edição deste ano, além da aplicação censitária, haverá uma aplicação amostral para Educação Infantil (2º e 9º ano do Ensino Fundamental), em que algumas escolas selecionadas vão fazer provas em caráter de teste. No 2º ano do Fundamental, as matrizes de avaliação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) já serão contempladas nas provas de Língua Portuguesa e Matemática. No 9º ano, haverá aplicação de provas de Ciências da Natureza e Ciências Humanas também em caráter de teste.




Fonte: PMM

Confira também

Alunos da rede municipal se destacam em “bolsões” de escolas particulares em Muriaé

Nove estudantes de seis escolas da rede municipal de ensino foram aprovados em “bolsões” de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *