Alunos de Agroecologia do IF Muriaé participam de vista técnica em Viçosa

Guia Muriaé no WhatsApp

No dia 2 de dezembro, alunos do segundo ano do Curso Técnico Integrado em Agroecologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG) – Campus Muriaé realizaram uma visita técnica em Viçosa.


Eles participaram de uma visita à propriedade do engenheiro agrônomo e permacultor Daniel Mujalli. Os alunos conheceram ainda o Laboratório de Sementes Florestais e o Viveiro de Produção de Mudas Florestais do Departamento de Engenharia Florestal da Universidade federal de Viçosa (UFV).

A visita foi realizada para complementar as disciplinas de Silvicultura, Sistemas agroflorestais e Permacultura. As professoras Edivânia Duarte, Ana Paula Vilela e Aparecida Sílvia, além do engenheiro agrícola e permacultor George Armando, acompanharam os alunos na empreitada.

Daniel Mujalli vive da propriedade e da permacultura. Ele explicou aos alunos como conduz o sistema produtivo, mostrou detalhes da construção da sede e falou sobre o planejamento da construção, as diferentes técnicas e materiais de construção utilizados, as estruturas de tratamento de águas cinza e de águas negras, o aproveitamento da ventilação natural e da energia do sol para iluminação natural, além das práticas de produção e de beneficiamento.

Durante a visita, os estudantes tiveram a oportunidade de experimentar alimentos naturais, como pães caseiros e integrais, patê fabricado na hora, torta de banana com aveia e cobertura de geleia de amora, frutas desidratadas, granola e suco de jussara. A maioria dos produtos é fabricada na propriedade e com ingredientes obtidos no local ou em arredores.

Alguns alunos visitaram a Universidade Federal de Viçosa pela primeira vez. Confira a seguir as fotos da visita.

Permacultura

A permacultura é uma cultura que engloba métodos holísticos para planejar, atualizar e manter sistemas de escala humana (jardins, vilas, aldeias e comunidades) ambientalmente sustentáveis, socialmente justos e financeiramente viáveis.

Fonte: IF Muriaé

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo