Cadastramento Escolar para 2019 termina sexta-feira
Pais e responsáveis devem ficar atentos. Esta é a última semana para a realização do Cadastramento Escolar. O prazo segue em aberto até sexta-feira, dia 22 de junho.
Realizado de forma cojunta entre a Prefeitura de Muriaé e o Governo de Minas Gerais, o procedimento garante o ingresso de alunos muriaeenses no Ensino Fundamental da rede pública para o ano letivo de 2019, além de dimensionar a demanda escolar, encaminhando a criança para uma escola pública próxima à sua casa.
Alunos que completam 6 anos até 30 de junho de 2019 e que já estão matriculados na rede pública de ensino de Muriaé terão suas inscrições realizadas pela própria escola. O cadastro poderá ser feito também para candidatos ao curso de Educação de Jovens e Adultos e alunos vindos de outras localidades ou transferidos de escolas particulares.
O procedimento é gratuito e deve ser realizado pelo site da Secretaria de Estado de Educação (www.educacao.mg.gov.br). Pais e responsáveis que não tiverem acesso à internet poderão procurar a escola municipal ou estadual mais próxima de sua residência. Segundo a Secretaria de Estado de Educação, o prazo não será prorrogado. “É importante que se faça o cadastramento escolar dentro do prazo estipulado, para garantir vaga da criança em uma escola próxima à sua casa”, diz o prefeito Grego.
Matrícula do candidato acontece em dezembro
Para que o candidato cadastrado tenha a sua vaga assegurada na escola para a qual será encaminhado, é preciso efetuar a matrícula no prazo estabelecido. Em Muriaé, a matrícula dos inscritos no cadastramento deverá ser realizada em dezembro de 2018. Já aqueles que não realizarem a matrícula dentro do prazo serão encaminhados para a escola onde houver vaga remanescente.
Para a efetivação da matrícula, além do preenchimento da ficha, deverão ser entregues, obrigatoriamente, na secretaria escolar:
– Cópia e apresentação do original da Certidão de Nascimento ou Carteira de Identidade e CPF, caso possua;
– Cópia e apresentação do original de documento que comprove o endereço da residência do candidato, em conformidade com o endereço atestado no ato da inscrição, preferencialmente conta de luz recente;
– Comprovante de escolaridade, quando for o caso de transferência de outras cidades, da rede particular de ensino ou retorno aos estudos.
Quem deve se cadastrar
– Crianças com 6 anos completos ou que vão completar essa idade até 30 de junho de 2019;
– Candidatos ao curso de Educação de Jovens e Adultos;
– Alunos vindos de outras localidades ou transferidos de escolas particulares.
Fonte: PMM