Inscrições abertas para a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas

Guia Muriaé no WhatsApp

Medalhista de ouro na última edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), Gabriela Chaves Santos está na expectativa para uma nova conquista na 11ª edição do torneio. Aluna da Escola Estadual Coronel Xavier Chaves, no Campo das Vertentes, Gabriela já iniciou os estudos para a edição de 2015 que inicia as inscrições nesta segunda-feira (23).

“Este ano será a terceira vez que vou participar. No primeiro ano eu ganhei uma menção honrosa e no ano passado uma medalha de ouro. Espero repetir esta conquista este ano. Tenho me preparado para isso ao refazer as provas antigas da Obmep”, adianta a estudante que, atualmente, cursa o 8º ano do Ensino Fundamental e vai competir pelo nível 2 da Obmep que é destinado a estudantes dos 8º e 9º anos.

Para que os estudantes possam participar, as escolas devem se inscrever no torneio. As inscrições das escolas públicas de todo o país devem se feitas, exclusivamente, pela internet, no site da competição, a partir do preenchimento da ficha de inscrição. “Em nossa escola os professores têm um trabalho focado dentro da sala de aula. Os alunos também se reúnem em grupos de estudos no contraturno das aulas”, explica a vice-diretora da Escola Estadual Coronel Xavier Chaves, Cássia Maria Resende Chaves Souza.

A 11ª OBMEP premiará 6.500 alunos com medalhas (500 medalhas de ouro, 1.500 medalhas de prata e 4.500 medalhas de bronze) e cerca de 46.200 com menções honrosas.

Calendário

Com três níveis de participação (nível 1: alunos do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental; nível 2: alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental; e nível 3: alunos do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio), a OBMEP é dividida em duas fases.

Para a primeira fase da Obmep, cada escola indicará na ficha de inscrição apenas o número total de seus alunos inscritos em cada nível. Não há inscrição individual de alunos. As inscrições das escolas podem ser feitas até o dia 31 de março. As provas da primeira fase serão aplicadas no dia 02 de junho.

Entre os dias 12 de agosto e 11 de setembro, as escolas indicar, na página da OBMEP, os professores dos alunos classificados para a 2ª Fase. A aplicação das provas da 2ª etapa será no dia 12 do mesmo mês.

A divulgação dos premiados da 11ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas está marcada para o dia 27 de novembro de 2015.

Olimpíada

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é uma atividade do Instituto Nacional de Matemática pura e Aplicada (Impa) voltada para o Ensino Fundamental e Médio. Promovida com recursos do Ministério da Educação e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

A Obmep foi criada em 2005 com o objetivo de estimular o estudo da matemática nas escolas públicas e revelar talentos. A primeira edição da Olimpíada envolveu 10,5 milhões de alunos de 31 mil escolas (localizadas em 93,5% dos municípios brasileiros). Atualmente, a OBMEP mobiliza mais de 18 milhões de alunos de, aproximadamente, 47 mil escolas (localizadas em mais de 99% dos municípios).

Clique aqui e confira a programação da Obmep 2015.

Minas Gerais na liderança

Na 10ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), Minas Gerais ocupou, pela oitava vez consecutiva, o primeiro lugar no ranking de medalhas da competição, tanto no número total, quanto no número de medalhas de ouro. De acordo com o site da Olimpíada foram 153 medalhas de ouro, 413 de prata e 1.080 de bronze, totalizando 1.646 medalhas conquistas na última edição realizada.

Fonte: SEE-MG

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo