Conheça mais sobre os homenageados do Mérito Educacional 2015

Guia Muriaé no WhatsApp

A Câmara Municipal de Muriaé divulgou, nesta sexta-feira (23), as biografias dos agraciados que vão receber o título “Mérito Educacional – Professora Wanda Maria de Carvalho Corrêa”. Ao todo, são 12 professores irão receber a homenagem.

A solenidade comemorativa de outorga acontece hoje, às 19h, no Anfiteatro do Colégio Santa Marcelina. Na ocasião, também serão homenageados 24 alunos que se destacaram na rede municipal de ensino.

Confira abaixo as biografias das indicações de cada vereador e também do prefeito:

1. Genaína Lacerda de Souza – Vereador Ademar Camerino

A professora Genaína Lacerda de Souza é natural da cidade do Rio de Janeiro e adotou Muriaé como sua segunda casa. Filha de Nivaldo de Souza e Rose Mary Lacerda de Souza é formada em Pedagogia e pós graduada em Psicopedagogia pela Faculdade de Ciências e Letras Santa Marcelina de Muriaé. Durante toda sua trajetória educacional mostrou-se uma profissional dedicada procurando sempre se especializar para aprimorar seus conhecimentos. A professora Genaína é também especialista em Atendimento Educacional Especializado pela Universidade Federal do Ceará. Trabalha há quase vinte anos na Prefeitura de Muriaé, tendo passado por várias escolas da Zona Rural até ser nomeada na atual escola Professora Ionyr Bastos Dias, no bairro Padre Tiago. Por lá, já leciona há dez anos atuando como educadora do Atendimento Educacional Especializado e da sala regular do maternal. Além de professora, ela foi também diretora da escola no ano de 2003, realizando importantes projetos. Genaína vê sua profissão como uma missão que Deus lhe confiou e a abraça com todo o carinho procurando sempre dar o seu melhor com competência e muita dedicação.

2. Neolides de Faria Motta – Vereador Carlos Delfim

Neolides de Faria Motta nasceu em Bom Jesus da Cachoeira, no dia 21 de julho de 1956. Filha de Joanino de Faria Motta e Carolina do Prado Motta faz parte de uma família numerosa de sete irmãos. No ano de 1977, realizando um sonho formando-se professora, profissão que tem muito orgulho exercer e pela qual dedica-se integralmente com profundo carinho. Durante sua trajetória educacional passou pelas escolas Castro Alves, Guimarães Rosa e Balão Mágico, hoje com o nome de Aristóteles da Silva Braga. Atualmente, a professora Neolides está aposentada de suas funções que durante 28 anos dedicou-se com muito zêlo. Tem lindas recordações desses tempos e sente profunda saudade de seus ex-alunos. Mãe de quatro filhos e vovó de dois netos, Dona Neolides relembra essa época de sua vida com muita alegria e hoje se sente lisonjeada por ter sido escolhida para receber o Mérito Educacional certa de que desempenhou suas funções com garra e profissionalismo.

3. Purcina Marcelina da Veiga Silva – Vereador David Lacerda

Nascida no dia 03 de março de 1966, Purcina Marcelina da Veiga é muriaeense, nascida no distrito de Pirapanema, filha de Cecílio Cassiano Veiga e Cândida Marcelina da Veiga. Estudou nas escolas Dom Delfim, no bairro da Barra, no Colégio Santa Marcelina e na Escola Estadual Dr. Olavo Tostes. Concluiu o curso Normal Superior pela Universidade Federal de Viçosa, onde pós-graduou em Supervisão, Orientação e Inspecção Escolar. Desde fevereiro de 1987, é funcionária educacional da Prefeitura de Muriaé. Seu primeiro trabalho foi na escola Municipal Santo Antônio da Comunidade Boa Vista, no Distrito de Belisário, onde em 1988, casou-se com Marques Bento da Silva e, dessa união nasceram seus dois filhos: Wellignton da Veiga Silva e Wesley Veiga da Silva, família essa que é a sua maior fonte de orgulho e felicidades. Em 1995, mudou-se para Muriaé e, desde então, é funcionária da Escola Municipal Cleria Ticon Carneiro, no bairro Santana. Purcina é católica e tem seus valores pautados na coragem aliada à perseverança, na solidariedade e respeito com o próximo, no perdão, na honestidade, caráter e por último não menos importante, o amor que mantém todos os outros valores dentro de cada um de nós e que na falta de algum outro ocupa sua lacuna mantendo nosso coração sadio e nossa mente sã.

4. Elizabeth das Graças Oliveira Vieira – Vereador Devail

Elizabeth das Graças Oliveira Vieira, nasceu aos 23 de abril de 1970, na cidade de Muriaé, Estado de Minas Gerais, filha de Getúlio Tavares de Oliveira e Maria da Graça de Oliveira. Em janeiro de 1993, casou-se com Cidiclei Gonçalves Vieira, vinda mais tarde a ter a filha do casal Danielle Vivian. A professora, sempre muito dedicada, formou-se no ano de 1993 na Escola Estadual Dr. Olavo Tostes. Começou a lecionar no ano de 1994, em várias escolas da Zona Rural e Urbana de Muriaé, além de ter trabalhado também no município de Rosário da Limeira. Mais tarde, no ano de 1998, graduou-se no Curso de Filosofia, na Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Santa Marcelina, tendo ainda concluído sua pós-graduação em História do Brasil no ano de 2006. No ano de 2011, assumiu como Diretora da Escola Ermyro Teixeira de Siqueira, localizada no Distrito de Vermelho e desde então coordena os trabalhos administrativos e pedagógicos da referida escola, tendo sob seu comando um total de 52 funcionários e 400 crianças frequentando a creche da escola. Durante sua vida como professora sempre mostrou amor a tudo que faz, com garra e determinação. Por tudo que Elizabeth representa para seus alunos e a cidade de Muriaé é, hoje, merecedora desta homenagem!

5. Vanderléia Aparecida de Castro Souza – Vereadora Helena Carvalho

Vanderléia Aparecida de Castro Souza nasceu em Belizário, em 13 de fevereiro de 1968, residindo em Muriaé desde então. Descendente de uma família de italianos, a professora estudou nesta cidade, cursando o ensino fundamental na Escola Estadual Dr. Silveira Brum e no Centro Cenecista de Muriaé. Concluiu o Ensino Médio em duas escolas: Escola Estadual Dr. Olavo Tostes, curso de Magistério, e no Centro Cenecista, o curso de Contabilidade. Em fevereiro de 1986, ingressou no sistema municipal de Educação como professora, lecionando na zona rural, na escola Municipal Luiz Gonzaga – Usina da Fumaça. De lá pra cá, graduou em Letras na Faculdade Santa Marcelina. Especializou-se em Educação Infantil pela Faculdade Santa Marcelina e em coordenação Pedagógica pela Universidade Federal de Viçosa. Além de vários cursos de aperfeiçoamento. Casou-se com Antônio José de Souza, comerciário, onde tiveram dois filhos: Mariana e Gabriel. Atuou como diretora na Escola Municipal Coraçãozinho de Criança, hoje Escola Municipal Professora Odaléia. Foi coordenadora das Escolas do Campo da Rede Municipal. Há mais de dez anos, diretora da Escola Municipal Gilberto José Tanus Braz. Atualmente, é presidente do Conselho Municipal de Educação. Os seus ensinamentos foram e são muito além dos conteúdos. A sua missão vai muito além da missão de uma professora. Por trás dessa função que desempenha com tanto zêlo, está um ser humano admirável, sempre disposta a apoiar e orientar pessoalmente.

6. Lourdes Oliveira Alvarenga De Carvalho – Jair Abreu

A professora Lourdes Oliveira Alvarenga de Carvalho, é a décima sexta filha de uma numerosa família, tendo como pais Antônio Francisco Alvarenga, lavrador e Lourdes de Oliveira Alvarenga, lavadeira. Nasceu em 13 de fevereiro de 1966, numa comunidade rural em Patrocínio do Muriaé. É casada com Antônio José de Carvalho e mãe de dois filhos: Samuel Alvarenga de Carvalho e Felipe Alvarenga de Carvalho. Seu sonho sempre foi ser professora. Iniciou sua carreira em sua cidade natal, no extinto MOBRAL-Programa de Alfabetização de Adultos denominado Alfabetização Volante, saía de casa em casa, reunindo alunos em grupos de quatro para alfabetizá-los. Em 1985, começou a lecionar no Jardim de Infância Municipal “Marquês de Rabicó” no mesmo município. Em 1987, passou a exercer suas atividades no distrito de Belisário, na E.E. “Pedro Vicente de Freitas”. No ano seguinte, foi contratada pela rede municipal de Muriaé, como professora na E.M. “São Pedro”, na Comunidade dos Godinhos, Rosário da Limeira. Andava a pé aproximadamente 5 km para chegar até à escola. Algumas vezes, dormia no local de trabalho, outras, na casa dos alunos. Em fevereiro de 1990, veio da zona rural para a urbana, atuando na E.M. “Encontro do Baixinhos”, hoje denominada E.M. “Ricardo Azevedo”, no bairro Safira. Através de Concurso Público de Prova e Títulos foi nomeada, como professora efetiva, em julho de 1990 na rede municipal, e em novembro do mesmo ano, na rede estadual, lecionando na E.E. “Fazenda Boa Vista”, no distrito de Pirapanema. Após alguns meses de trabalho, foi transferida para a E.E. “Elídio Guarçoni”, no mesmo distrito. Sentindo a necessidade de crescimento profissional, iniciou o Curso de Letras, em 1991, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Santa Marcelina, cumprindo uma jornada de três turnos. Após anos de muitas lutas, em 1995, conseguiu remoção para a E.E. “Desembargador Canêdo”, em Muriaé. A fim de aperfeiçoar o seu trabalho, em 1996, concluiu o Curso de Pós-Graduação em Língua Portuguesa. No ano 2000, com a extinção do turno noturno, na escola na qual atuava, foi transferida para a E.E. “Doutor Olavo Tostes”. Em 2005, foi nomeada para o cargo de diretora na E.M. “Ricardo Azevedo”, exercendo com brilhantismos suas funções até o ano de 2010. Atualmente, a educadora Lourdes, cumpre seu papel nas duas redes: estadual e municipal. Na E.E. “Doutor Olavo Tostes” leciona para o Ensino Médio e na E.M. “Ricardo Azevedo” para a Educação Infantil. No próximo ano, finalizará seu ciclo profissional que com certeza, deixará bons exemplos de fé, força, superação, determinação, coragem e profissionalismo.

7. Simone Aparecida Rosa Dias – Junior da Civil

A professora Simone Aparecida Rosa Dias é natural de Muriaé, filha de José Dias Faustino e Geralda Rosa Dias. Fez Magistério e curso Técnico em Administração. Formou- se em Matemática pela FAFISM, em 1998, e especializou-se em Gestão Escolar pela Universidade Federal de Viçosa, em 2009. Trabalha há 21 anos na Educação, na rede Municipal. Durante 18 anos, lecionou na Escola Municipal Professora Stella Fideles, no Bairro Aeroporto. Nessa escola, iniciou, aos 19 anos, começando, assim, na profissão. Segundo ela diz: “ Foi no Stella Fideles que fui aprendendo dia-a-dia, com cada colega de trabalho, com cada aluno, entre erros e acertos, a arte de ser EDUCADORA”. Também nesta escola, por oito anos esteve na direção, atuando junto aos educadores, pais e alunos, no período de 2005 a 2012. A partir de 2013, iniciou o seu trabalho junto aos profissionais da Escola Municipal Maria Hastenreiter Dornelas, no bairro Dornelas, onde atualmente atua em dois cargos, no 3º e 4º anos, escrevendo uma nova etapa de sua história na educação de Muriaé. Uma pessoa simples que acredita que, contando com a Graça do Senhor Deus, com amor e dedicação é possível, pela Educação transformar o homem, construindo um mundo mais justo, solidário e humano.

8. Édina Maria dos Santos Pinheiro – Vereador Manoel Carvalho

A professora Édina Maria dos Santos Pinheiro é natural da fazenda Água Limpa do Pontão, município de Muriaé, filha de José Margarida dos Santos e Cenira Teixeira dos Santos. Pós-graduada em supervisão, inspeção e orientação escolar e, recentemente, pós-graduada em gestão escolar pela universidade Federal de Viçosa. É membro titular representante dos professores no Conselho de Alimentação Escolar (CAE). Atua como professora da rede pública de Muriaé desde abril de 1992, tendo trabalhado em várias escolas como: Escola Municipal Dr. Cristiano Machado e Escola Municipal Novo Horizonte em Pirapanema, Escola Municipal Manoel Ribeiro de Carvalho (CAIC), Escola Municipal Clara de Castro Rogério, Escola Municipal Zuleima César de Araújo e, atualmente, como vice-diretora, na Escola Municipal Professora Ionyr Bastos Dias, onde vem se destacando, juntamente com Wanderléia Cardoso Silva Rodrigues na gestão desta escola, que alcançou, dentre outras melhorias, nota acima da meta, na prova PROEB do governo Estadual.

9. Beatriz Luiz Alves Dornelas – Vereador Reinaldo Dornelas

A professora Beatriz Luiz Alves Dornelas nasceu em Muriaé, no dia 11 de agosto de 1969, filha única de Antonio Ozanan Torres Alves e de Maria da Penha Luiz Alves, é casada há 18 anos com o engenheiro Rodolfo Portilho Dornelas com quem tem um casal de filhos: Ana Gabriella, de 15 anos, e João Pedro, de 13 anos. Desde a infância, o gosto pelos estudos já definiam a mulher e profissional que seria no futuro. Beatriz graduou-se na Fafism em Filosofia, em 1992, pós-graduou em Psicopedagogia, em 1995, e se tornou bacharel em Direito, em 2009, pela Faminas. Aprovada em dois concursos públicos para o magistério, completou neste ano 26 anos dedicados à educação municipal, perfazendo uma trajetória profissional cheia de desafios. Atuou como professora regente nas Escolas Municipais Clara de Castro Rogério, Gente Miúda, Dr. Antônio Canêdo e, atualmente, é regente do Maternal na Escola Municipal de Educação Infantil Professora Zélia Barros Carneiro. Além da regência, professora Beatriz foi coordenadora de Assessoria e Gerenciamento de Ações Educacionais da Secretaria Municipal de Educação e Conselheira do Conselho Municipal de Educação de 2005 a 2008, e de 2011 a 2012 quando foi eleita presidente do referido conselho. Em 2012, criou um blog voltado para Educação onde sugere atividades, relata experiências e destaca a Educação como instrumento de formação.

10. Elisamara Leal Ribeiro Oliveira – Vereador Wolnim

A professora Elisamara Leal Ribeiro Oliveira é casada, mãe de três filhos, natural de Muriaé. Influenciada em sua infância pela avó, tia e mãe, também profissionais da área da educação, formou-se no magistério no ano de 1985. Aos 17 anos, ingressou-se na carreira de professores na extinta Escola “Fazenda da Graminha”, zona rural de Belisário. Graduada nos cursos de Filosofia e Pedagogia pela Faculdade Santa Marcelina e Pós graduada em Educação Especial Inclusiva, pela Faculdade Integrada de Jacare paguá (RJ) e Pós graduada em gestão Escolar pela Faculdade Federal de Viçosa. Atualmente, trabalha na Rede Estadual na Escola Estadual Desembargador Canêdo, atuando como professora dos anos iniciais de alfabetização. Na Rede Municipal, atua como professora da Creche III, na Escola Municipal Professora Zélia Barros Carneiro – Proinfância. Ao longo dos 28 anos de profissão, foi vice-diretora da Escola Estadual Coronel Francisco Gomes Campos em Itamuri, diretora da Escola Municipal Cândido Portinari e diretora da Escola Municipal Nelson Cardoso de Melo. Encantada com a magia da educação infantil, realiza um trabalho acreditando que pode-se fazer um novo começo sempre.

11. Valéria Aparecida Amaral Ramos De Souza – Vereador Sargento Joel

A professora Valéria Aparecida Amaral Ramos de Souza nasceu em Muriaé, no dia 05 de fevereiro de 1964. Filha de Antônio Alves Ramos e Maria José Amaral Ramos, terminou o curso magistério no ano de 1980, com especialização em Educação Especial. No ano seguinte, em 1981, iniciou na Rede Municipal, dedicando-se ao ensino da zona rural. No ano de 1982, foi transferida para a zona urbana, onde trabalhou nas escolas Raiozinho de Sol e Encontro dos Baixinhos – atualmente denominada Escola Municipal Ricardo Oliveira Moraes de Azevedo – , onde trabalhou até o ano de 2014, por motivo de aposentadoria. Formada em Pedagogia, na Faculdade de Filosofia Ciências e Letras, com habilitação em Supervisão Escolar, Valéria dedica-se atualmente à alfabetização de crianças lecionando na Escola Espaço Arte, em Muriaé. Em seu currículo foi também diretora da Escola Municipal Ricardo Oliveira Moraes de Azevedo e trabalhou nas Escolas São Paulo e Pituxinha. Sua paciência e dedicação aos pequenos é sua principal virtude. Professora querida, encanta seus alunos em todas as atividades que desempenha. Pela Mestre que é e por ser tão querida e especial, recebe hoje essa justa homenagem.

12. Kênia Garbellini Duarte – Prefeito Aloysio Aquino

A professora Kênia Gaberllini Duarte nasceu em Muriaé, no dia 17 de dezembro de 1968. Filha de José Wilson Nogueira Duarte e Maria da Penha Garbellini Duarte. Mãe de João Pedro, 16 anos e João Gabriel, 11 anos. Cursou o Magistério no Colégio Santa Marcelina e posteriormente graduou-se em Pedagogia na Faculdade de Ciências e Letras Santa Marcelina, onde especializou-se em Gestão Educacional. No ano de 1991, após aprovação em concurso público municipal, tomou posse no seu primeiro cargo de professor regente dos anos iniciais do Ensino Fundamental, tendo atuado nos dois primeiros anos como professora de Música na E.M “Coraçãozinho de Criança”. Em 1996, novamente através de aprovação em concurso público foi empossada no 2º cargo de professor, também dos anos iniciais. Atualmente, leciona em turmas do Ciclo de Alfabetização nas escolas: E.M Professora Odaléia Oliveira Morais de Azevedo e na E.M Professora Terezinha Maria de Oliveira Ribeiro. Nestes 24 anos de Magistério, afastou-se apenas por 4 anos em um dos cargos, para atuar na SME. O restante destes anos de sua vida como educadora tem sido dedicado às salas de alfabetização, onde realiza com amor e muita competência, um trabalho de excelência junto às crianças, exercendo assim, a sua verdadeira vocação.

Fonte: CMM

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo