Home / Notícias / Educação / ENEM 2013: Inscritos têm até quarta-feira para pagar taxa de inscrição

ENEM 2013: Inscritos têm até quarta-feira para pagar taxa de inscrição

ENEM 2013

Os candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) que não estão enquadrados nos critérios de isenção têm até amanhã (29) para pagar a taxa de inscrição no valor de R$ 35. Não precisam pagar a quantia os estudantes que concluíram o ensino médio em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar da Educação Básica em 2013 e aqueles que têm renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio.




A inscrição só será confirmada após o pagamento da taxa ou a comprovação das informações necessárias para a isenção. O participante receberá em casa o cartão de confirmação de inscrição, que terá um número, assim como a data, hora, o local de realização das provas, a opção de língua estrangeira e outras informações específicas.

No fim da tarde de ontem (27), a poucas horas do encerramento do prazo de inscrição no ENEM, às 23h59, o número de candidatos bateu recorde. Até as 18h07, eram 6.856.006 inscritos, de acordo com o Ministério da Educação. O número supera não apenas os candidatos confirmados em 2012 (que pagaram a taxa de inscrição ou isentos), um total de 5.971.290, mas também a quantidade de inscritos no ano passado, 6.495.000. A média de inscrições foi, aproximadamente, 700 por minuto, de acordo com as expectativas para o último dia.

Os três estados com o maior número de inscrições até as 16h de ontem eram São Paulo, com 1.030.658; Minas Gerais, com 731.901; e a Bahia, com 482.799 candidatos.




As provas serão aplicadas nos dias 26 e 27 de outubro, com início às 13h (horário de Brasília) em todos os estados e no Distrito Federal. O ENEM tem uma redação e quatro provas objetivas. Cada uma contém 45 questões de múltipla escolha. No primeiro dia, os inscritos farão provas de ciências humanas e da natureza, com duração de quatro horas e 30 minutos. No segundo dia, as provas aplicadas serão de linguagens e códigos, matemática e redação, com duração de cinco horas e 30 minutos.

O ENEM é voltado para aqueles que já concluíram ou vão concluir o ensino médio até o fim de 2013, mas pode ser feito também por quem quer apenas treinar para a prova. O resultado do exame é usado no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas de educação superior. Além disso, uma boa avaliação no ENEM é requisito para a participação do estudante nos programas Universidade para Todos (ProUni) e Ciência sem Fronteiras e para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os estudantes maiores de 18 anos que ainda não obtiveram a certificação do ensino médio podem fazê-lo por meio do ENEM.




Fonte: Agência Brasil

Confira também

Período de renovação de matrícula nas escolas estaduais é prorrogado até 11 de dezembro

Pais ou responsáveis por alunos que desejam continuar estudando na mesma escola estadual que estiveram …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *