Escola do bairro do Porto recebe contêineres para reforço de coleta seletiva

Guia Muriaé no WhatsApp

Após o Seminário “Os Passos da Coleta Seletiva de Muriaé”, escolas estaduais e municipais da rede de ensino instaladas nos 18 bairros onde existe o programa de coleta assistiram ao Plano de Ação de reforço da coleta seletiva. Merendeiras, professores, diretores considerados multiplicadores do projeto, foram capacitados para trabalhar em suas escolas o método adotado no tratamento da coleta seletiva implantado no município, seguido do cronograma da FEAM, onde o caminhão do Departamento Municipal de Saneamento Urbano (DEMSUR) faz a coleta porta a porta e a forma de separação é a Binária, ou seja, separação do resíduo seco do úmido.

No último sábado, 28 de setembro, a Escola Estadual Professor Gonçalves Couto, no bairro do Porto, recebeu durante a llª Feira do Conhecimento, realizada pela escola, os dois containeres do Plano de Ação de reforço da Coleta seletiva que compreende a entrega de containeres “Lixo seco e Lixo úmido” e um banner explicativo para as escolas onde é realizada a coleta seletiva. Na oportunidade foram entregues aos participantes os certificados do seminário “Os passos da coleta seletiva de Muriaé”.

A Coordenadora do Plano de Ação de reforço da coleta seletiva, Renata Simão Soares, após a entrega dos containeres enfatizou- “Acreditamos que só teremos uma cidade mais limpa, e com uma destinação ambientalmente correta dos resíduos recolhidos, com um trabalho efetivo de educação ambiental e este só é possível mediante a sensibilização, conscientização e envolvimento de toda comunidade escolar. É preciso que ações sejam criadas e priorizadas no sentido de mobilizar de forma continua, sem ter que atender um projeto ou programa específico de meio ambiente”.

Política Nacional de Resíduos Sólidos

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) estabelece a extinção dos lixões até 2014 e Muriaé está atendendo à legislação. Uma das condicionantes para o perfeito funcionamento do Aterro Sanitário, cujo objetivo é receber apenas lixo, é que o resíduo após ser coletado na cidade passe por 3 tipos de tratamento: Coleta Seletiva, compostagem e incineração.

Um dos principais instrumentos da política (PNRS) é a Educação Ambiental que já é contemplada na Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) cujo objetivo é incentivar a participação individual e coletiva, permanente e responsável, na preservação do equilíbrio do meio ambiente, como um valor de exercício de cidadania.

Fonte: DEMSUR

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo