Home / Notícias / Educação / Nova “Transitolândia” promove educação no trânsito para alunos de escola de Muriaé

Nova “Transitolândia” promove educação no trânsito para alunos de escola de Muriaé

A parceria entre a Prefeitura de Muriaé e uma instituição de ensino da cidade vai ajudar a formar cidadãos mais conscientes e respeitadores das regras de trânsito.

Em iniciativa que teve o apoio do Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (Demuttran), a Escola São Paulo inaugurou na última sexta-feira (2) a sua “Transitolândia” – um local para que os alunos possam aprender desde pequenos as noções sobre normas de circulação de veículos e pedestres.

A pista criada no pátio da escola foi feita sob orientação do Demuttran. Vale ressaltar que não houve qualquer aplicação de recursos financeiros no trabalho: o departamento apenas ofereceu o projeto técnico e disponibilizou mão de obra para pintura das faixas. Tudo para que a Transitolândia pudesse ser a simulação correta de uma cidade, com ruas, rotatórias, placas de sinalização, vagas de estacionamento, faixas de pedestres e canteiros.




O diretor da instituição, José Nicodemos, conta que a ideia de criar o espaço educativo nasceu em reunião que os diretores de escolas da cidade tiveram com a Polícia Militar no início do ano. Na ocasião, foram discutidas soluções para reduzir as chamadas filas duplas no trânsito durante os horários de entrada e saída de alunos.

“A conscientização junto aos pais foi feita com sucesso, mas quisemos ir além e estender o trabalho de educação no trânsito para as crianças “, conta Nicodemos. “Entramos então em contato com a Prefeitura, que deu total apoio à ideia e nos ofereceu condições para que a criação da Transitolândia pudesse acontecer”, completa.

O trabalho de orientação continua. Ao longo dos próximos dias, a equipe do Demuttran fará palestras para os professores da Escola São Paulo, a fim de levar informações sobre como utilizarem adequadamente, no dia a dia, as possibilidades oferecidas pelo espaço recém-criado.




Transitolândia em outras escolas – O serviço de apoio desenvolvido pelo Demuttran junto à Escola São Paulo também poderá ser levado para outras instituições da cidade. O órgão responsável pela gestão do trânsito na cidade está à disposição para auxiliar outras escolas a criarem suas próprias pistas. Além disso, também está nos planos levar a Transitolândia para unidades da rede pública municipal que possuírem área livre suficiente para pintura das faixas.

Fonte: PMM





Confira também

SENAR abre cursos gratuitos em Muriaé, Divino, Manhuaçu, Eugenópolis e Miraí

Veja abaixo os cursos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Minas) previstos para o …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Experimentoe o Novo Livre