Congresso da FAMINAS abre espaço para novos pesquisadores e entra na reta final para envio de trabalhos
Prazo para submissão foi prorrogado até 11 de outubro; congresso será realizado de 28 a 30 de outubro com debates sobre Inteligência Artificial, formação profissional e atividades práticas em diferentes áreas
Faltam poucos dias para que estudantes, pesquisadores e profissionais possam submeter seus trabalhos ao IV COPEX, o Congresso de Pesquisa e Extensão da FAMINAS, que ocorre entre os dias 28 e 30 de outubro. As inscrições de trabalhos, que tiveram o prazo prorrogado, seguem abertas até o próximo domingo, 11 de outubro.
CLIQUE AQUI E FAÇA SUA INSCRIÇÃO
Os trabalhos selecionados serão apresentados durante o congresso, no dia 30, de forma on-line, e poderão integrar os anais do evento. A submissão está aberta tanto para trabalhos de Pesquisa, incluindo estudos acadêmico-científicos concluídos ou em andamento, quanto de Extensão, voltados a projetos e relatos de experiências extensionistas. Cada autor poderá inscrever até quatro produções, com trabalhos de três a oito páginas, enviados em formato Word.
Nesta edição, o congresso terá como tema “Os Desafios da Inteligência Artificial no Ensino Superior: Formação, Pesquisa, Ética e Novas Carreiras”, colocando em discussão uma transformação que já interfere diretamente na forma como estudantes pesquisam, professores ensinam, universidades avaliam e profissionais se preparam para o mercado de trabalho.
Inteligência Artificial entra no debate e na própria produção científica
Se a Inteligência Artificial é o eixo central do congresso, ela também aparece na forma como os trabalhos poderão ser produzidos. O edital do IV COPEX autoriza o uso de ferramentas de IA generativa como apoio à redação, revisão linguística, tradução, organização de ideias e auxílio metodológico, desde que a utilização seja informada pelos autores.
Além disso, o tema estará no centro da abertura do congresso, no dia 28 de outubro, às 19h, no Auditório Cristiano Varella. A aula magna “Quando a Inteligência Artificial muda a educação: o que ainda precisamos aprender?” será conduzida pelo executivo acadêmico Max Damas, que acumula mais de duas décadas de atuação no ensino superior e é pós-doutor em Educação. Atualmente, Damas atua como assessor da Presidência do Sindicato das Entidades Mantenedoras dos Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado do Rio de Janeiro, o Semerj, e da Fundação Oswaldo Aranha.
O assunto também faz parte de sua produção recente. Ele é um dos organizadores, ao lado de Iara de Xavier, do livro “Inteligência Artificial e Educação Superior: Caminhos Estratégicos para um Futuro Ético e Inovador”, que reúne especialistas em discussões sobre currículo, docência, aprendizagem, avaliação, gestão e produção do conhecimento. Damas ainda integra o grupo de autores de “Mapa da Regulação 2026: Desvendando a Regulação da Educação Superior”, publicação voltada às mudanças regulatórias que vêm afetando o ensino superior brasileiro.
Programação de atividades práticas
Ao longo dos três dias, o evento terá uma programação extensa de oficinas, palestras, mesas-redondas, minicursos, exposições e demais experiências práticas, nas áreas da saúde, ciências humanas, ciências sociais aplicadas, engenharias e tecnologia. Entre os temas previstos estão mercado de trabalho, atuação multiprofissional em saúde, automação, pesquisa científica, urgência e emergência, atenção primária e práticas clínicas. Para estas atividades, os interessados podem se inscrever até o dia 26 de outubro.
“Será um espaço de atualização, aprendizado e networking. Em um mundo em constante transformação, estar conectado às novas descobertas, tendências e discussões da sua área é fundamental para continuar crescendo e se destacando”, complementa o coordenador Alexandre Bittencourt, coordenador de Pesquisa e Internacionalização da FAMINAS.
Fonte: FAMINAS









