Estudantes da American University visitam campus do IF Muriaé

Guia Muriaé no WhatsApp

No dia 3 de junho, um grupo de estudantes da American University, em Washington, nos Estados Unidos, coordenados pela professora Eve Bratman, visitou as dependências da unidade rural do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG) – Câmpus Muriaé.


Tendo como motivação principal conhecer as atividades desenvolvidas pelos docentes e discentes do curso técnico integrado em agroecologia e, principalmente, os conflitos e impactos das atividades de mineração na região, o grupo da universidade norte americana participou de uma apresentação sobre Caravana Territorial do Rio Doce, evento que os alunos de nossa instituição participaram em abril de 2016 (clique aqui e saiba mais) e também visitaram as experiências com Sistemas Agroflorestais (SAF’s) desenvolvidas nas dependências da Unidade Rural.

Um dos impactos notados imediatamente com essa atividade foi a integração sociocultural e o clima de descontração dos alunos do IF Sudeste MG com os da American University. “Dois estudantes do curso técnico em agroecologia ajudaram na comunicação, o que foi muito positivo para a integração e vivência, tanto em termos de aprendizagem do inglês quanto para apresentação dos projetos aqui desenvolvidos”, é o que ressaltou o professor Lucas Magno. Já para a professora Edivânia Maria Gourete, coordenadora do curso técnico integrado em agroecologia, a integração colocou em contato diferentes realidades geográficas e pessoas, cada uma com suas bagagens culturais, o que contribui muito para o processo de aprendizagem dos nossos alunos e para a divulgação das nossas atividades para outros países, já que, dentre os alunos que visitaram o IF, estavam sete norte-americanos, um afegão, uma africana e outra colombiana.

Essa atividade fez parte de uma agenda de integração construída pela coordenação do curso de agroecologia junto com os professores que atuam no mesmo, e que pretende propiciar, além de atividades acadêmicas, espaços diversos de integração e vivências para os alunos da Unidade Rural do campus Muriaé ao longo do ano letivo. Dentre as atividades ocorridas neste dia estavam o plantio de dezenas de mudas de árvores de espécies nativas, oficinas de artesanato e uma roda de conversa com uma agricultora familiar da microrregião de Muriaé e com a bióloga Helena Lopes, bolsista do Núcleo de Estudos em Desenvolvimento Territorial (NEDET).

A atividade contou ainda com o apoio da organização da Organização Não Governamental (ONG) Amigos do Iracambi, que tem sede no município de Rosário da Limeira-MG.

Fonte: IF Muriaé

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo