Muriaé tem curso gratuito de modelagem em argila

Uma oficina de arte está sendo oferecida gratuitamente pela Prefeitura, por meio da Fundarte, para jovens e adultos de Muriaé.

O curso de modelagem “Molde Perdido”, tem como orientador o artista plástico Sérgio Sabo. As aulas, que acontecem no Centro Educacional Dom Delfim, de segunda a sexta-feira, de 13h às 17h, ensinam a criar esculturas em argila sob a ótica de técnicas milenares. O curso incentiva o lado artístico, mas também busca ensinar a cada participante a criar mini-esculturas, podendo ser produzidas para decoração de casa ou mesmo como uma nova fonte de renda.

“Molde Perdido” é uma forma utilizada na antiguidade para criar esculturas em argila. Consiste em transformar uma modelagem de barro em uma de gesso, criando um molde para outras peças. Também haverá procedimentos para aprendizado das técnicas de pintura em patina. “A técnica é ancestral, utilizada pelos egípcios, para produção da estatuária em gesso.

O curso terá 30 horas. Vamos ensinar aos alunos a criar um novo modelo de arte”, explicou o professor e orientador Sérgio Sabo. A aluna Lucinete Freire já trabalha com artesanato em cimento e argila e decidiu se matricular na oficina para aprender o novo método. “O curso foi uma grande oportunidade para mim. Fiz a inscrição com muita satisfação e vontade de aprender coisas novas. Vou usar as novas técnicas para trabalhar. Já faço moldes com cimento e argila e agora vou aprender a trabalhar com gesso. Estou aperfeiçoando as minhas técnicas e ampliando os meus conhecimentos”, disse a aluna artesã.

As inscrições ainda podem ser feitas, pois as aulas continuam até o dia 31 de agosto. “Estamos oferecendo este curso sob a orientação de um filho de nossa terra, o nosso grande artista plástico Sérgio Sabo. Para quem ainda não se matriculou, ainda há tempo. A oportunidade está ensinando uma nova técnica e ofertará a experiência de desenvolver um novo modo de arte, podendo gerar uma fonte de renda para os futuros artesãos”, afirmou o prefeito.

Oficina de arte “Molde Perdido”

Dias: segunda-feira a sexta-feira

Horário: De 13h ás 17h

Local: Centro Educacional Dom Delfim – Rua Itagiba de Oliveira, s/n – bairro da Barra

Público-alvo: idade livre

Período: Até 31 de agosto

Fonte: PMM


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Experimentoe o Novo Livre