No mês da Consciência Negra, IF Muriaé promove palestras

Guia Muriaé no WhatsApp

Estamos em novembro, mês em que comemoramos o Dia da Consciência Negra. A fim de discutir temas que envolvem a negritude, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG) – Campus Muriaé promoveu, na quarta-feira (9), a segunda etapa do 1º ENEGRESCER.

“O papel do negro no contexto histórico nacional” e “Movimentos de lutas e resistências negras” foram os temas da palestra proferida por Wesley de Souza Rodrigues.

O evento partiu dos projetos de extensão “Chá Literário”, coordenado pelo professor Natalino da Silva de Oliveira, e “IF Cultural”, coordenado pelo professor Nuno Alvarez Felizardo Júnior. Ambos os projetos são financiados por recursos da Pró-Reitoria de Extensão, através do Edital PIAEX.

O Coordenador de Pesquisa e Inovação do Campus Muriaé, Natalino da Silva de Oliveira, avalia o evento como essencial para o trabalho de conscientização da sociedade sobre temas atuais e pungentes. Como exemplo, Natalino cita a Consciência Negra, o Combate à intolerância Religiosa e o Combate ao Racismo.

O professor explica que o projeto “Chá lLterário” busca estimular reflexões a partir de apresentações de palestrantes. Já o projeto “IF Cultural”, desenvolve ações com objetivo mais cultural. O evento 1º ENEGRESCER foi construído por meio de uma parceria entre os dois projetos. Natalino afirma que a parceria surgiu da necessidade de abordar e combater os preconceitos em suas mais variadas formas.

Esta foi a segunda etapa do Projeto. A primeira foi a palestra “Batismos e apadrinhamentos de filhos de mães escravas”, proferia pela Professora Doutora Vitória Fernanda Schettini.

E se você quer participar das discussões, fique atento, pois outras etapas do 1º ENEGRESCER vão ocorrer durante o mês de novembro e a primeira quinzena de dezembro. O evento é aberto a o público.

Dia da Consciência Negra

O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado, no Brasil, em 20 de novembro. Foi criado em 2003 e instituído em âmbito nacional mediante a lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011, sendo considerado feriado em cerca de mil cidades em todo o país e nos estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso e Rio de Janeiro por completo através de decretos estaduais. A ocasião é dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.

A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de “Zumbi dos Palmares, em 1695.

Fonte: IF Muriaé

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo