Parceria entre Prefeitura e Senai leva capacitação a presos de Muriaé

Guia Muriaé no WhatsApp

A parceria entre a Prefeitura de Muriaé, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Sistema Prisional de Minas Gerais vem levando capacitação profissional para detentos da Penitenciária Doutor Manoel Martins Lisboa Júnior, situada na cidade.

A iniciativa, destinada a pessoas que estão perto de cumprir suas penas, pretende facilitar a inserção no mercado de trabalho, buscando assim evitar a reincidência na vida criminal.

Na última semana, 30 internos da unidade foram capacitados com o curso de Mecânica de Máquinas de Costura, aplicado dentro da própria penitenciária. As aulas tiveram carga horária total de 80 horas e abordaram técnicas de reparos em diferentes tipos de equipamentos.

“Ao longo deste ano, já trouxemos para nossa cidade diversos cursos profissionalizantes oferecidos pelo Senai, tanto para os cidadãos comuns quanto para os detentos. No caso desses, a profissionalização é fundamental, pois permite que tenham uma nova chance na vida ao retomarem a liberdade”, afirma o secretário de Desenvolvimento Econômico e Relações Institucionais de Muriaé, Carlos Magno de Oliveira.

Cursos buscam facilitar reinserção de detentos à vida social

Dentre as iniciativas citadas pelo secretário, destaca-se a Escola Móvel do Sesi/Senai, trazida pela Prefeitura à cidade pela primeira vez em fevereiro deste ano, em uma das primeiras ações da Administração. A estrutura montada na Avenida JK permitiu a capacitação de mais de 500 pessoas em 13 diferentes cursos profissionalizantes, contando também com vagas destinadas a detentos em regime semiaberto. Posteriormente, também foi oferecida a capacitação em Mecânica de Automóveis, dentro da unidade prisional.

Para o prefeito Grego, a capacitação é fundamental para garantir uma nova oportunidade às pessoas que cumprem pena. “Acreditamos que todos podem ter uma nova chance de recomeçar. Fazendo isso, estamos construindo um novo caminho para Muriaé, com mais dignidade e melhores condições de vida para todos”, afirma.

Fonte: PMM

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo