“Votorantim pela Educação” apresenta diagnóstico para aprimorar ensino em Muriaé



As ações prioritárias a serem desenvolvidas para aprimorar a qualidade do ensino da rede municipal foram apresentadas durante o segundo ciclo de capacitações do programa “Parceria Votorantim pela Educação – PVE”, realizado entre Prefeitura e Instituto Votorantim. Os eventos aconteceram na terça, quarta e quinta-feira (5, 6 e 7) e contaram com a presença de profissionais da educação, alunos das escolas municipais e lideranças locais.

Na tarde de terça-feira, aconteceu uma oficina de mobilização na Escola Municipal Professora Odaleia Oliveira Morais de Azevedo, na Barra, para jovens das 16 escolas contempladas com a parceria. Na quarta, diretores e pedagogos participaram, no Centro Administrativo, de formação para definir novas intervenções pedagógicas. Na quinta-feira, também no Centro Administrativo, foi a vez de lideranças locais discutirem propostas de mobilização educacional.




Ao longo de 2018, acontecerão quatro ciclos de capacitações. Nessa segunda etapa, foi apresentado o diagnóstico realizado em abril. Após análise e levantamento de demandas, foram definidas quatro metas para a melhoria da qualidade do ensino: processos de gestão, parcerias e mobilização, formação continuada e acompanhamento de aprendizagem dos alunos. Os encontros foram mediados pela coordenadora geral do PVE em Muriaé, Maria das Graças Cruz, conhecida como Dadaça.

“A partir de agora iremos focar nessas prioridades, que irão fazer com que haja a melhoria da qualidade do ensino da rede municipal. Ao final, esperamos que o aluno tenha um melhor rendimento escolar”, diz a técnica formadora do PVE em Muriaé e coordenadora do Ensino Fundamental II da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer, Vilma Gomes.

Programa contribui para melhoria da educação pública de Muriaé

Muriaé é um dos 107 municípios contemplados com o programa, que está atendendo professores, estudantes e gestores escolares. Firmada em fevereiro deste ano, a parceria está prestando assessoria pedagógica para a formação de políticas educacionais aos gestores escolares da cidade, estimulando a leitura e realizando oficinas com os alunos.

A secretária municipal da pasta, Maria da Conceição Rodrigues, a Nininha, considera que o PVE é “um ganho imensurável” para o ensino da cidade. “É um programa muito importante para os educadores e as crianças no universo da leitura. A proposta é incentivar de todas as formas o interesse dos alunos pela leitura e literatura, o que contribui para a aprendizagem em todas as áreas da educação”, diz.

“Essa parceria contribui para o fortalecimento da educação pública de Muriaé. É isso o que todos nós buscamos, a melhoria do ensino oferecido aos alunos muriaeenses, para que sejam cidadãos mais críticos e tenham um futuro de mais oportunidades”, completa o prefeito Grego.

Fonte: PMM

Últimas notícias em vídeo



Envie um comentário

 

Política de moderação de comentários

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o administrador do site pelo conteúdo do mesmo, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste site reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal/familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.