Abertas as inscrições para o 2º Encontro Regional de Folia de Reis em Muriaé

Guia Muriaé no WhatsApp

Estão abertas as inscrições para o 2º Encontro Regional de Folias de Reis de Muriaé que acontecerá dia 18 de dezembro. Podem se inscrever folias de Muriaé e de toda região da Zona da Mata até o dia 9 de dezembro enviando a documentação necessária através do e-mail: [email protected].


O edital está disponível no site da Fundarte.

O 2º Encontro Regional de Folias de Reis de Muriaé é uma realização da Coletivo Consultoria, Fundarte e Prefeitura Municipal de Muriaé e é um projeto realizado com recursos Fundo Estadual de Cultura, da Secretaria Estadual de Cultura e Turismo do Governo de Minas Gerais.

Fortalecer a articulação entre as Folias de Minas, promover a troca dos saberes e de suas singularidades e a sensibilização da população para a importância deste patrimônio cultural imaterial na formação da sociedade brasileira são premissas do Encontro Regional de Folias de Reis de Muriaé. Em sua segunda edição, o Encontro pretende ampliar a participação dos grupos, propõe um novo local para sua realização, inserindo as folias no tecido urbano, uma de suas características, incluindo em sua programação o cortejo e a bênção das bandeiras, como forma de preservação de seu simbolismo ritualístico religioso. O Encontro é aberto às Folias de Minas, registradas como patrimônio imaterial de Minas Gerais no ano de 2017, abrangendo não somente os grupos de devoção aos Reis Magos, mas ampliando a outras folias que tenham como elemento principal serem reconhecidas como manifestações culturais-religiosas cujos grupos se estruturam a partir de sua devoção aos santos, podendo ser: Reis Magos, Divino Espírito Santo, São Sebastião, São Benedito, Nossa Senhora da Conceição, entre outros. Para tanto, os grupos de Folias que queiram participar podem comprovar sua existência através de cadastros homologados, como o Cadastro de Folias do IEPHAMG, cadastros municipais de cultura, ponto de cultura certificado pelo Cultura Viva, Mapa da Cultura, SNIIC e por meio de declarações e atestados de gestores municipais de cultura de suas cidades de origem. Os grupos que participaram do primeiro encontro, em janeiro de 2020, também poderão participar. Ressalta-se que o Encontro Regional de Folias de Reis de Muriaé não tem caráter competitivo.

Confira o edital na página https://www.fundartemuriae.com.br/wp-content/uploads/2022/11/EDITAL-FOLIA-DE-REIS.pdf.

Fonte: Fundarte

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo