Biblioteca Municipal de Muriaé completa 77 anos de história



A Biblioteca Municipal Vivaldi Wenceslau Moreira completou, em 2018, 77 anos. No dia 25 de maio, a casa do saber dirigida pela Prefeitura de Muriaé, por meio da Fundarte, comemorou o seu aniversário.

A instituição foi idealizada em 1940 e inaugurada em 25 de maio de 1941. O espaço, que é frequentado por mais de 80 pessoas diariamente, promove acesso à leitura de livros, vídeos e internet, estimulando ações educativas e ampliando vida cultural de muriaeenses.

Hoje, a Biblioteca é referência para encontro de estudantes, espaço para a realização de pesquisas, momentos de estudos e rodas de leitura, além de oferecer oficinas de dança e informática. Nesses 77 anos, a instituição ganhou adequações. Em 1997, ela recebeu como Patrono Vivaldi Wenceslau Moreira, para homenagear o jornalista, escritor e antigo presidente da Academia Mineira de Letras, nascido na região.




Em 2005, ganhou o espaço infantil “Rodrigo Ássimos Soares”, um ambiente adaptado para as brincadeiras de crianças. Em 2008, o prédio passou por mais uma reforma e a biblioteca passou a ocupar os três andares da edificação, ganhando rampas de acesso e se readequando às normas da acessibilidade.

Após tal período, a biblioteca foi premiada, em 2010, pela Fundação Estadual de Cultura (FEC), com o projeto “Prazer em Conhecer, prazer em ler”, que promoveu atividades nas ruas e “Tendas de leituras” em praças da cidade e distritos.

A ação proporcionou rodas de leitura, apresentações de contadores de história, oficinas, exposições literárias, lançamentos de livros e outras atrações. O projeto ainda ocorre em eventos como “Prefeitura no seu bairro” e em ações realizadas periodicamente em diversas regiões da cidade.

Biblioteca é premiada nacionalmente e ganha laboratório de informática

Em 2014, ela foi a única biblioteca de Minas Gerais selecionada para participar do Programa Nacional de Transformação das Bibliotecas Públicas, através do uso de novas tecnologias, patrocinado pela Fundação Bill Gates.

A instituição recebeu 10 computadores para realizar oficinas de informática para grupos da Terceira Idade. Em 2016, a instituição foi uma das 10 bibliotecas do país a receber o Prêmio Boas Práticas pelas ações junto a ONG LGBT de Muriaé, o que a levou a participar de um novo projeto, o “Conecta Bibliotecas” que tem como objetivo aumentar a frequência de jovens nas instituições.

Passando por um processo amplo de informatização, o acervo conta atualmente com obras em braile, gibis e DVDs.

– Hoje a Biblioteca empresta mais de 600 obras por mês, resultado da interação entre Prefeitura e as instituições educacionais. Vamos investir na educação das crianças e jovens para retirar os adolescentes das ruas e trazê-los para o mundo de crescimento pessoal e intelectual. Esta é a nossa meta, construir um novo futuro para Muriaé, com mais leitura e futuro – disse o prefeito Grego.

Fonte: PMM

Últimas notícias em vídeo



Envie um comentário

 

Política de moderação de comentários

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o administrador do site pelo conteúdo do mesmo, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste site reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal/familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.