Fundarte leva ressocialização para jovens por meio da arte em Muriaé

Guia Muriaé no WhatsApp

O setor de Juventude da Fundarte (Fundação de Cultura e Artes de Muriaé) vem desenvolvendo atividades criativas junto ao Polo de Evolução de Medidas Socioeducativas – Pemse com o objetivo de desenvolver a capacidade crítica intelectual dos jovens por meio de poesias e textos.


Para ouvir a voz destes público juvenil foram elaboradas letras de músicas e pequenos vídeos como uma percepção dos sentimentos que precisam ser expressos por eles.

Há oito meses o setor tem realizado diversas ações com os jovens infratores. Uma delas é de escritas poéticas baseadas em suas vivências no crime, na reclusão e no âmbito familiar. As poesias se transformaram em clipes de um minuto com narração e cenas do bairro de cada jovem.

O projeto de escrita poética com os clipes virou uma série denominada ‘Repemse’. Uma iniciativa inspirada no nome da instituição que faz uma leve lembrança a palavra repensar, ou seja, sob o prisma de olhar esses jovens infratores com uma nova perspectiva.

O evento organizado nesta semana contou com a participação da diretora geral do PEMSE, Aiesca Zago, o advogado do Programa, Silvério Campos, os vereadores Rangel Martino e Anderson da Caixa e da diretora geral da Fundarte, Gilca Napier, e sua adjunta, Vanderléia Castro.

As apresentações do evento foram mediadas pelos coordenadores do Programa ‘Repemse’, Evandro Silva e Matheus Felipe, e contou com as apresentações culturais do cantor e compositor de Rap G-beck, o músico Welder costa, e o cantor Gospel Edsken, que cantou a música ‘Raridade’ de Anderson Freire. As atrações emocionaram pais e parentes dos jovens detentos e os incentivaram a nunca desistir dos seus filhos.

Textos e poesias são transformados em clipe

Na oportunidade, foi exibido no telão do Teatro Zacarias Marques o clipe ” Liberdade pros irmãos”, composto por Matheus Felipe (Jimmy 22) – um musical que reproduz os conceitos e emoções dos textos e poesias realizados com os jovens durante os oito meses de ação.

Fonte: PMM

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo