Mostra de Literatura, Diversidade e Juventude terá programação variada em Muriaé

Guia Muriaé no WhatsApp

A partir da próxima terça-feira (3), Muriaé terá uma programação extensa voltada para a cultura e a juventude. Até 8 de março, acontecerão sessões de cinema, exposição, oficina de grafite, apresentações culturais e a aguardada Caravana da Juventude.

Será mais de um mês de atividades, que pretendem fomentar a discussão de sua interface com a juventude e a diversidade. A Mostra contará com a curadoria de Amauri Rocha, fundador da Amar Produções, instituição que funciona há mais de dez anos prestando serviços de produção e gestão de projetos culturais, tendo se destacado à frente de iniciativas literárias como o Programa Grandes Escritores Brasileiros e Biblioteca Mais Leitores.

A Mostra de Literatura, Diversidade e Juventude está inserida na oitava edição do Circuito Cultural Grande Hotel Muriahe. O evento é uma realização da Prefeitura de Muriaé, Fundarte, Governo de Minas e Sociedade Musical União dos Artistas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, e conta com o apoio do Demsur e patrocínio da Energisa.

Confira mais detalhes da Mostra:

Oficina de Grafite

A Oficina de Grafite acontecerá entre os dias 3 e 8 de fevereiro, no subsolo do Memorial Municipal, localizado na Praça Coronel Pacheco de Medeiros, Centro. Estão sendo disponibilizadas duas turmas: a primeira das 8h às 11h30mim e a segunda, das 13h às 16h30min.

A iniciativa tem como público-alvo jovens e adultos a partir de 14 anos residentes em Muriaé. O objetivo é sensibilizar sobre a importância da preservação ambiental nas cidades, possibilitando a reflexão sobre a estética urbana com o intuito de valorizar a arte no espaço público e privado, transformando o ambiente em que vive num lugar criativo e interessante.

A oficina será ofertada em cinco módulos, que abrangem conteúdos teóricos e desenvolvimento de trabalhos práticos. Ao término de cada módulo haverá uma mostra dos trabalhos realizados pelos alunos para a comunidade local e outros locais a definir.

Oficina de Dança Urbana

Durante a programação da Mostra acontecerá também a Oficina de Dança Urbana, que será realizada no dia 7 de março, com duas turmas – turma A das 9h às 11h e turma B das 11h às 13h.

Neste dia, haverá ainda apresentação de Dança Baobás, do Grupo Impacto, a partir das 18h30min, no Teatro Municipal Belmira Vilas Boas. A entrada é gratuita, e a retirada dos ingressos se dará a partir das 17h30min na bilheteria do teatro.

O trabalho traz a força e as crenças que fazem a essência da identidade brasileira e a busca cada vez mais viva pelo reconhecimento da importância de suas raízes.

Exposição “Queer”

O artista Fernando Campos traz a Muriaé a exposição “Queer – A tela que habito”. Com abertura na terça-feira e encerramento no dia 8 de março, a mostra traz à tona questionamento sobre o que poderia ser, de fato, considerado masculino ou feminino na sociedade construída sobre padrões heteronormativos. “Queer” é um xingamento, em inglês, para todo ser humano que tem um direcionamento sexual diferente do que costuma ser considerado “normal”.

Segundo o artista, a série de trabalhos que desenvolve sobre o tema não trata necessariamente sobre sexualidade, mas de gênero.

As pinturas a serem apresentadas na exposição foram realizadas sobre tecido de algodão (lonas) que tem poros, como a pele do ser humano, e serão apresentadas esticadas e pregadas na parede como se fazia antes com as peles dos animais caçados.

Caravana da Juventude

Uma das atrações mais aguardadas, a Caravana da Juventude oferecerá diversas atividades entre 4 e 9 de fevereiro. A carreta ficará estacionada no antigo campo do Nacional e oferecerá diversas atividades de forma gratuita.

Programação da Caravana da Juventude (4 a 9 de fevereiro):

8h às 10h: produção de blogs, sites e mídias digitais

10hàs 12h,13hàs 15h,15hàs 17h: informática básica

10h às 12h: Youtuber

10h às 12h: elaboração de projetos culturais e captação de recursos

14h às 16h: fotografia e filmagem

15h às 17h: oficina de DJ

16h às 18h: produção e edição de vídeos

17h às 19h: street dance

18hàs 19h30min: palestra sobre relações étnico-raciais

8 a 9 de fevereiro, das 19hàs 22h: apresentações culturais

7 a 9 de fevereiro: sessões de cinema

4 a 9 de fevereiro: estúdio de gravação

Confira abaixo a programação completa da Mostra:

– 3 a 8 de fevereiro:

Oficina de Grafite com Jhony Misterboard

Subsolo do Paço Municipal

– 8 de fevereiro (sábado), às 20h:

Abertura da Exposição “Queer – A tela que habito”

Grande Hotel Muriahe

– 5 de fevereiro (quinta-feira), das 18h30min às 21h30min:

Oficina “Ler e Contar, Contar e Ler – As narrativas e a práticas leitoras” com Francisco Gregório

Cinemateca do Grande Hotel Muriahe

– 7 de fevereiro (sábado), das 15h às 18h:

Oficina “Ler como um escritor – Primeiros passos para criação literária” com Sérgio Rodrigues

Cinemateca do Grande Hotel Muriahe

Fonte: PMM

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo