Como os jornalistas criam títulos apelativos utilizando resumos

Guia Muriaé no WhatsApp

Os títulos são essenciais para os jornalistas quando se trata de novos textos. São eles que decidem se as pessoas se interessam ou não pela história. Por este motivo, recomenda-se que os títulos sejam o mais atractivos possível.

No entanto, a elaboração de títulos apelativos para leitura manual requer muito tempo e esforço. Para poupar tempo e esforço, o jornalista pode considerar a utilização de sintetizadores online. Estes podem ajudar a criar títulos apelativos de várias formas, que serão abordadas neste artigo.

O que são resumidores?

Basicamente, os resumidores são ferramentas online especialmente concebidas para condensar textos longos em textos concisos, sem prejudicar a sua qualidade e significado. O texto resumido que fornecerão

facilitará aos jornalistas familiarizarem-se rapidamente com a ideia/conceito principal da notícia.

Os resumidores online funcionam começando por compreender a linguagem e o contexto do texto de entrada. Depois, criam um resumo utilizando apenas os pontos/ideias principais.

Agora que já tem uma ideia completa do que são as ferramentas de resumo. Está na altura de perceber como é que um jornalista as pode utilizar para criar títulos interessantes.

Como os jornalistas podem usar resumos para criar títulos convincentes

De seguida, discutimos como os jornalistas podem criar títulos apelativos com a ajuda de uma ferramenta de resumo.

1. Identificar os aspectos interessantes do artigo noticioso

Obviamente, todos sabemos que os jornalistas têm de começar por descobrir os pontos mais interessantes e valiosos das notícias/estórias. Assim, podem usá-los para criar um título perfeito. No entanto, identificar aspectos interessantes manualmente requer muito tempo.

Além disso, há também a possibilidade de jornalistas pode confundir-se entre vários pontos interessantes. Felizmente, não é esse o caso dos sintetizadores.

Estes utilizam algoritmos avançados de aprendizagem automática (ML) que analisam eficientemente o texto fornecido e fornecem os pontos/frases mais importantes e interessantes.

E sabia que? A maioria dos sintetizadores disponíveis na Internet permite que os utilizadores obtenham resultados sob a forma de marcadores. Para que os possam folhear ou compreender facilmente. Para uma melhor compreensão, vamos explicar isto com um exemplo prático.

Exemplo prático:

Fornecemos uma notícia a um resumo gerador para garantir a identificação e a apresentação dos pontos principais do texto dado.

Como se pode ver na imagem, o sintetizador de texto analisou eficazmente a notícia dada e forneceu as frases principais sob a forma de marcadores.

Quando os jornalistas têm pontos interessantes, torna-se muito mais fácil para eles criar um título atrativo.

2. Ajustar o comprimento

Para criar títulos apelativos, não basta concentrar-se em mantê-los interessantes e apelativos para a leitura. Em vez disso, deve também mantê-lo num comprimento adequado. Se o seu título for cativante, mas for longo, a sua capacidade de persuasão será definitivamente afetada.

De acordo com a investigação que efectuámos, o comprimento médio de um título no jornalismo é de cerca de 80 caracteres. Manter o título A definição de um título com uma extensão adequada pode, por vezes, tornar-se difícil, especialmente quando a história abrange muitos aspectos essenciais.

Por isso, se tiver dificuldades com o tamanho do título, as ferramentas de resumo online podem ajudá-lo.

A maioria dos resumidores disponíveis online dá aos utilizadores a opção de ajustar o comprimento do texto resumido que a ferramenta deve gerar em termos de percentagem ou palavras. Quanto menos palavras selecionar, mais conciso será o resultado. Os jornalistas podem utilizar esta opção para seu benefício.

Podem fornecer o seu título longo ao resumidor e selecionar o comprimento necessário. A ferramenta começará então a resumi-lo, eliminando as palavras desnecessárias.

Demonstração em direto:

Fornecemos um título extenso a um resumidor e definimos o comprimento para 31%. E veja a imagem para ver como ele forneceu uma versão concisa.

O nosso título dado tinha cerca de 115 caracteres e a versão resumida que forneceu tem 80 caracteres (comprimento perfeito do título).

É assim que os jornalistas podem manter os seus títulos curtos, mas convincentes, numa questão de segundos.

3. Usar palavras mais cativantes no título

Este ponto é algo que a maioria dos jornalistas considerará interessante. Para escrever um título convincente, o jornalista tem de utilizar palavras mais apelativas para a leitura. Isto requer tempo, esforço e um forte domínio do vocabulário.

Para poupar tempo e esforço, os jornalistas podem utilizar os resumidores em linha. Há inúmeros resumidores disponíveis online, especialmente os de IA, que resumem o texto dado não só de forma concisa, mas também melhoram a escolha geral das palavras.

Assim, os jornalistas podem fornecer o seu título escrito ao resumidor de IA, que rapidamente o tornará convincente.

Exemplo em tempo real:

Fornecemos um título (com palavras normais) ao sintetizador para ver como é que ele fornece uma versão convincente.

Como se pode ver na imagem acima, o título fornecido pelo resumidor é mais atrativo do que a sua variante original.

Palavras finais

Criar títulos apelativos é altamente essencial para os jornalistas, para que possam captar a atenção do maior número possível de leitores. Para o fazer de forma rápida e eficiente, podem considerar a ajuda de resumidores. Nesta publicação do blogue, explicámos diferentes formas de utilizar os resumidores para criar títulos apelativos.

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo