Porcos são criados no Japão para transplantes humanos

Guia Muriaé no WhatsApp

porcoNo cenário da inovação científica, o Japão deu um passo significativo em direção aos transplantes xenogênicos, com a criação de porcos geneticamente modificados para minimizar o risco de rejeição em seres humanos. Esta iniciativa promissora visa resolver o desafio da escassez de órgãos para transplantes no país.


No início deste mês, cientistas japoneses anunciaram a clonagem de três leitões usando uma técnica avançada que altera genes específicos. Essa modificação genética tem como objetivo reduzir a probabilidade de rejeição dos órgãos transplantados nos receptores humanos. Com essa conquista, o caminho para transplantes de órgãos entre espécies diferentes, conhecidos como transplantes xenogênicos, está se tornando uma realidade tangível.

A técnica utilizada, conhecida como transferência nuclear de células somáticas, envolveu a implantação de óvulos fertilizados em uma mãe substituta, que os gestou até o nascimento por cesariana. Os porcos clonados serão agora disponibilizados para instituições médicas japonesas para pesquisa clínica.

Os pesquisadores têm como um dos primeiros alvos os transplantes de rins entre porcos e humanos, com testes clínicos planejados para começar até 2025. Além disso, a equipe planeja estender sua pesquisa para o xenotransplante de porcos para macacos ainda este ano, como parte dos esforços para abordar a escassez de doadores de órgãos no país.

Este avanço científico não apenas marca um marco significativo para a ciência japonesa, mas também oferece esperança para uma aplicação clínica mais ampla dos transplantes xenogênicos, potencialmente revolucionando o campo da medicina regenerativa e salvando inúmeras vidas no futuro.

Fonte: Guia Muriaé

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo