Resumo da novela Terra Nostra – 22/07 a 27/07

Guia Muriaé no WhatsApp

Confira o resumo dos próximos capítulos da novela Terra Nostra (de 22 de julho a 27 de julho), exibida pelo Canal Viva, e fique por dentro dos principais acontecimentos desta semana.

Capítulo 124 – segunda-feira, 22 de Julho

Angélica parte para São Paulo, deixando Leonora e Bartolo cuidando da fazenda. No dia seguinte, Bartolo explica toda a situação dos fazendeiros para os colonos. Maria do Socorro avisa Rosana que Marco Antônio está em Manaus. Rosana parece irritada com o fato de sua mãe colocá-la a par desse assunto. Porém, a mãe lhe confessa que Francesco desconfia que o filho não regressará, por não querer mais ver Giuliana. Quando Rosana diz que desistirá de Matteo, sua mãe lhe assegura que Matteo e Giuliana ninguém separa. Paola afirma para Giuliana que não fechará sua fábrica de massas de forma alguma. Ela sabe que Francesco está com medo de que aconteça algo aos seus bens, mas está decidida. Inês, conversando com Naná, faz algumas comparações entre a situação do Brasil e da Itália.

Acaba falando sobre a crise, e acrescenta que na noite anterior receberam visita do vizinho Gumercindo. Naná torna a ficar preocupada ao lembrar-se que Gumercindo mora na casa ao lado. Amadeo convida Matteo para trabalhar com ele novamente, ao invés de perder tempo procurando emprego na cidade. A princípio Matteo diz que não é apto para o serviço, mas Amadeo insiste e ajudado por Toninho, acaba persuadindo o amigo. Eles saem para a rua, e quando retornam, encontram Dolores na sala, felicitando o genro Amadeo. Sem entender, ele pergunta cauteloso sobre a esposa. Dolores, então, lhe dá a notícia de que a filha deles nasceu há pouco. Hortência recebe visita de Matteo e Giuliana, que emocionada pede para ver a menina.

Capítulo 125 – terça-feira, 23 de Julho

Augusto comenta com Maria do Socorro e Rosana o risco que Gumercindo está correndo em comprar o café dos italianos e diz que pode estar jogando fora seu dinheiro. Amadeo comemora em um restaurante ao som de músicas e danças espanholas a sua liberdade, agradece ao doutor Ivan Maurício por ter sido seu defensor. Os italianos comemoram com festa a venda do café, Bartolo agradece e Gumercindo. Francesco está preocupado com Marco Antônio. Janete comenta com Josué sobre a possibilidade de Francesco ter vendido propriedades para salvar a Casa Bancária e desconfia da reação dele. Augusto visita Francesco e comenta que a situação do país está melhorando.

Paola conversa com seus funcionários informando que voltarão a trabalhar como antes e que chamará de volta quem foi despedido, todos ficam contentes. Gumercindo comenta com Maria do Socorro o risco sobre a compra do café. Giuliana fica contente com o novo emprego de Matteo. Augusto e Angélica discutem por causa da compra do café. Francesco comunica a Gumercindo que a Casa Bancária está salva. Bartolo desabafa com Leonora sobre a ingratidão dos italianos dizendo que Gumercindo os enganou. Naná faz compras e quando volta pra casa é vista por Gumercindo que a reconhece e lhe chama e ela entra correndo na casa de Francesco. Gumercindo a observa.

Capítulo 126 – quarta-feira, 24 de Julho

Rosana diz a sua mãe que está cansada de ficar trancada em casa sem fazer nada. Mariana diz que vai à Santa Casa de Misericórdia visitar seu filho, e a convida para ir junto, Rosana aceita. Giuliana comenta com Paola que finalmente Matteo conseguiu um trabalho. Naná comenta com seu irmão que se encontrou com Gumercindo. Bartolo conversa com os colonos na Fazenda de Gumercindo. Eles estão querendo ir embora, porque estão com dinheiro, e ao mesmo tempo estão achando que receberam pouco com a venda do café. Francesco está contente porque sua Casa Bancária está indo bem e que Paola também leva dinheiro do lucro de sua fábrica de macarrão.

Paola pergunta por Marco Antônio. Francesco diz que está muito preocupado e triste com ele, e começa a achar que não devia ter deixado ele viajar. Paola diz que Marco Antônio fez esta viagem para esquecer Giuliana. Francesco diz que a filha de seu melhor amigo está acabando com a vida de seu filho. Matteo diz a Giuliana que está muito contente, por estar trabalhando, e que em breve poderão ter a casa deles. Giuliana fica contente por ele, e diz que quando isso acontecer vai querer ter outro filho com ele. Matteo diz que é tudo o que ele quer na vida, e que quando isso acontecer ela vai sair da Fábrica. Giuliana concorda. Gumercindo volta de Santos, consegue vender todo o café que comprou dos colonos, inclusive o seu. Angélica fica muito contente com isso. Gumercindo é convidado para jantar em casa de Francesco, Naná fica muito nervosa e se recusa a servir o jantar.

Capítulo 127 – quinta-feira, 25 de Julho

Naná, ao ver Gumercindo na casa de Francesco, se recusa a servir o jantar. Inês acha situação estranha e vai atrás dela. Damião e Antenor convencem Naná de enfrentar a situação. Gumercindo volta pra casa e conversa com Maria do Socorro que acaba tendo uma crise de ciúmes. Bartolo conversa com os colonos e tenta convencê-los a não irem embora até que Gumercindo chegue e resolva a situação.

Francesco está muito preocupado com o suposto desaparecimento de Marco Antônio. Augusto vai conversar com ele e acaba deixando-o mais preocupado. Paola também está preocupada com essa situação, afinal, o marido não dorme há dias por causa disso. Francesco está mais preocupado ainda porque Marco Antônio disse que ia sumir para esquecer Giuliana. Inês vai conversar com Naná que acaba contando que era mucama de Gumercindo até que Maria do Socorro a expulsou da fazenda.

Capítulo 128 – sexta-feira, 26 de Julho

Gumercindo encontra Antenor na calçada de sua casa, e o surpreende indo direto ao assunto. Naná sente receio de estar morando ao lado da casa de Gumercindo, pois afirma ao irmão que teme um encontro com Maria do Socorro. Amadeo vai ao escritório de Francesco para conversar. Francesco, precipitado, dá início a uma discussão quando ouve Amadeo falar que pretende fazer um acerto. Porém, este último apenas lhe mostra a planta do lote de terras e indica a parte que quer comprar. Na colônia da fazenda de Angélica, Matilde chora pelo fato de seus pais estarem partindo de volta para a Itália.

Enquanto Gumercindo comenta com Bartolo e Leonora que seria melhor se a menina fosse também, ela própria entra na cozinha e diz que ficará. Ainda chorando, ela serve os patrões. Janete está muito preocupada durante a madrugada, pois Josué ainda não voltou da rua. Quando ele entra no quarto, aparentemente embriagado, ela o questiona sobre a demora. Josué deita na cama e pede grosseiramente que ela pare de fazer tantas perguntas. Janete conclui que algo deve estar acontecendo para que ele aja dessa forma. Francesco conversa com os sogros sobre a ausência e falta de notícias do filho, Anacleto soluciona o problema à sua maneira, lembrando-se de um ditado brasileiro impróprio para a ocasião.

Capítulo 129 – sábado, 27 de Julho

Josué está aparentemente preparado para enfrentar um interrogatório de Janete sobre a madrugada em que chegara embriagado. Gumercindo retorna à fazenda de Angélica e pede que chamem Bartolo. No domingo, Matteo vai à casa de Gumercindo a fim de pegar seu filho para passear. Rosana diz que ele pode ver o filho, porém garante que seu filho não sairá daquela casa, depois do que houve na última vez em que ela liberou o filho para o passeio. Nesta ocasião, Matteo levara Giuliana junto e Rosana se ofendera. Francesco está na pensão de Dolores visitando Giuliana e sua neta. Giuliana se sente culpada pela longa estadia de Marco Antônio em Manaus.

Janete parece sentir mais medo de ser traída pelo namorado do que com o fato de ele tê-la deixado preocupada. Quando ele lhe diz para que fique despreocupada, pois só estivera numa mesa de jogo com alguns amigos, ela fica perplexa. O fato do ex-cocheiro Josué ter passado praticamente toda a madrugada fora de casa é comentado por Antenor, que relembra o local em que ficara esperando pelo patrão. A conversa de Antenor e Naná deixa no ar uma dúvida sobre a identidade de Josué, pois Antenor tem certeza de que se trata do filho de um barão do café. Gumercindo entra na antiga senzala da fazenda, e discute com Bartolo, passando algumas informações importantes sobre o tempo da escravidão.

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo