Home / Notícias / Policiais / Liminar impede fiscalização de ciclomotores em Minas, mas condutor deve ser habilitado

Liminar impede fiscalização de ciclomotores em Minas, mas condutor deve ser habilitado

Uma liminar, impetrada pela Associação dos Motociclistas Trabalhadores de Minas Gerais (AMOT-MG) no ano de 2010, impede a Polícia Militar de Minas Gerais de fiscalizar os ciclomotores, veículos com até 50 cilindradas, conhecidas como “cinquentinhas”.

Ainda assim, a PM pode abordar tais veículos e exigir a documentação do condutor. O motorista deve ter Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC) ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH) da categoria A. Atualmente, nenhuma auto escola de Muriaé dispõe de curso para tirar a ACC, pois não demanda, já que o trâmite para conquistá-lo é idêntico ao da CNH A. Caso não seja habilitado, o ciclomotor fica retido até que um habilitado o assuma. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), menores de 18 anos não podem tirar habilitação, logo não podem conduzir os ciclomotores. Conforme estabelece o artigo 310 do CTB, é crime entregar a condução desses veículos a menores de idade ou a pessoa não habilitada. A pena pode ser de detenção, de seis meses a um ano, ou multa.

O CTB estabelece que os municípios devem providenciar a regulamentação desses veículos. Como em Muriaé não há uma legislação que obrigue o registro e emplacamento de ciclomotores, então os condutores não podem ser multados por infrações de trânsito. O vereador Manoel Carvalho (PMDB) havia apresentado um projeto de lei na Câmara Municipal que estabelecia que os ciclomotores deveriam ser registrados na prefeitura e os proprietários deveriam pagar uma taxa anual de licenciamento, contudo a proposição foi retirada pelo vereador.




Como tais veículos não podem ser multados, o que mais se vê nas ruas é abusos no trânsito por parte de condutores de ciclomotores.

Fonte: Guia Muriaé




Confira também

Jovem morre após ser esfaqueado pelo próprio irmão

Um jovem de 18 anos morreu após ser esfaqueado, na tarde de sábado (11), em …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *