Alerta: golpe no Instagram oferece almoço em restaurante para invadir

Guia Muriaé no WhatsApp

Não é a primeira vez que restaurantes de Manhuaçu e cidades vizinhas comunicam aos clientes que, por meio de contas falsas no Instagram, golpistas oferecem bônus, brindes ou promoções falsas. Um dos estabelecimentos que teve suas informações copiadas em uma conta na rede social recentemente foi o Cantina, localizado no Centro de Manhuaçu.


Nesta sexta-feira, 04 de março, o restaurante passou a avisar os clientes por sua conta verdadeira. Com nome de outra pessoa, foi criado um perfil no Instagram, com nome parecido ao da conta oficial do estabelecimento, e por meio dela, os golpistas entravam em contato com os clientes do restaurante, oferecendo promoções.

Em publicação no perfil verdadeiro, o Cantina alerta sobre esses criminosos que tentam aplicar golpes em clientes. Eles copiaram publicações e fotos dos pratos do Cantina. Aparentemente, estão usando uma conta que foi “furtada” de alguém com o nome “mariadagloriaabsoluta”, pois tem vários seguidores.

COMO FUNCIONA

Na prática, os golpistas começam a seguir pessoas que seguem as contas oficiais ou que tenham interesse no assunto. Uma mensagem do tipo inbox é enviada com uma tentadora promessa de jantar gratuito, sorteios ou voucher. No caso, eram dois almoços com dois acompanhantes no Cantina.

Para aceitar, basta informar o nome completo, número de celular com DDD. Parece simples, né? Eis a pegadinha – e o prato cheio para a artimanha.

A partir daí, envia-se um código via SMS com seis dígitos. Clona-se o WhatsApp da pessoa e, já com os dados, começa-se a pedir dinheiro às pessoas mais próximas da agenda de contatos. Aplicada em larga escala, a arapuca atinge proporções inacreditáveis.

MAIS ALVOS

Outros restaurantes de Manhuaçu já passaram pela mesma situação. Há pouco tempo clientes estavam recebendo mensagens de uma conta fake com o nome da churrascaria e pizzaria Sal e Boi. Na região, há relatos do mesmo tipo de golpe em hotéis e pousadas de Alto Caparaó.

Apesar da mudança de segmento, a estratégia é sempre a mesma. Ofertas de promoções com hospedagem gratuita num final de semana.

A orientação sempre é para desconfiar. Há estabelecimentos que realizam promoções, mas normalmente não se solicita dados pessoais e muito menos códigos enviados por mensagem.

Sobre as contas, as diferenças são escancaradas, como no caso do Cantina em que o nome do @ não tem nada a ver com a conta real. Em outros casos, os golpistas colocam um sinal gráfico apenas para diferenciar da conta verdadeira no instagram. Por exemplo, um hífen ou um ponto a mais.

Nesta sexta, ao perceber as ofertas, os próprios clientes avisaram da mais recente tentativa de golpe em Manhuaçu. Vale alertar que podem mudar o nome da conta mais uma vez e começar a utilizar o nome de outro restaurante, lanchonete, delivery ou bar da cidade. Fique atento!

Fonte: Portal Caparaó

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo