Cardápio cultural é destaque do curso de Produção de Alimentos em Vieiras

Guia Muriaé no WhatsApp

Vieiras sediou o curso de Produção Artesanal de Alimentos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Minas), em parceria com o Sindicato de Produtores Rurais de Muriaé e a Prefeitura. O diferencial foi o resgate cultural, que propõe relembrar as receitas tradicionais da comunidade

: rosquinha de nata, bolo de milho verde e o famoso bolo de água, muito antigo na região.

“Os alunos ficaram empolgados com a proposta do cardápio cultural. O resultado foi excelente. Inclusive um aluno tinha degustado o bolo de água há muitos anos, quando criança. Ele se lembrava que era muito fofo e derretia na boca. Realmente matou a saudade”, contou a instrutora Ligia Vidigal.

Além de resgatar sabores como esse, os dez participantes, produtores rurais e familiares, aprenderam a utilizar vegetais nas formulações de bolos. “Ficaram curiosíssimos, nunca imaginaram que poderiam fazer bolo com couve. Com relação à análise sensorial, gostaram muito do sabor, textura e coloração, um lindo verde. Também tivemos outros sabores como moranga e mandioca”.

Segundo a mobilizadora do curso, Camilla Resende, os produtores procuraram pelo curso porque queriam aprender a aproveitar o seu próprio cultivo. Na capacitação, parte dos ingredientes, como os vegetais, pode ser colhida dos quintais dos participantes.

A abordagem do resgate cultural foi além das receitas tradicionais, englobando o artesanato da comunidade. Houve a exposição do crochê e bordados da participante Ilma Gomes Lopes Costa e a finalização do curso contou com degustação dos produtos, aberta ao público.

Fonte: Senar MG

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo