Cassação do prefeito de Recreio é revertida pelo TRE-MG

Guia Muriaé no WhatsApp

O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) acolheu, na quinta-feira (26), por 4 votos a 3, os embargos opostos ao acórdão que julgou procedente o recurso contra expedição de diploma interposto contra o prefeito de Recreio, Ônio Fialho Miranda (PTB)

e do vice, João Carlos Guilherme Ferreira (PV), revertendo a cassação dos diplomas.

O juiz Virgílio Barreto, relator, acompanhado pelos juízes Maurício Ferreira e Alice Birchal, ressaltou que foram analisadas e declaradas insanáveis as irregularidades nas contas do candidato como prefeito do município, relativas ao ano de 2001 – configuradoras de ato de improbidade administrativa e de sua inelegibilidade. Segundo ele, havia pretensão de rediscussão da causa, o que não seria possível na via recursal.

No entanto, os juízes Alberto Diniz e Maria Edna Veloso e os desembargadores Geraldo Augusto de Almeida e Antônio Cruvinel (este, em voto de desempate), entenderam que o voto condutor do recurso contra expedição de diploma não indica quais as irregularidades motivaram a reprovação das contas pela Câmara Municipal, motivo da cassação do prefeito. Concluíram, conforme o juiz Alberto Diniz, que está o “processo acéfalo dessa prova” e posicionaram-se pelo reconhecimento da improcedência do recurso.

Depois de ocorrida sua cassação, o prefeito Ônio Fialho Miranda continuou em exercício em razão de liminar concedida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Processo relacionado: RCED 6487

Fonte: TRE-MG

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo