CBA celebra resultados em projeto de geração de renda com confeccionistas de Miraí

Parceria com Associação Intermunicipal de Confeccionistas de Santo Antônio do Rio Preto permitiu que entidade se desenvolvesse para atuar de forma autônoma e sustentável

Guia Muriaé no WhatsApp

Desde 2018, a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) atua no desenvolvimento e na profissionalização das costureiras da Associação Intermunicipal de Confeccionistas de Santo Antônio do Rio Preto (Confisarp), localizada no município de Miraí (MG), com o objetivo de aumentar a geração de renda das associadas. A Companhia apoiou, juntamente do Instituto Votorantim e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a instituição por meio de capacitação, qualificação e infraestrutura. Em 2021, a CBA contribuiu, ainda, para o lançamento da marca da associação, possibilitando a atuação com autonomia no mercado a partir de 2022.


Entre os principais resultados da parceria, destacam-se o aumento de mais de 60% na renda mensal das associadas, novos clientes e um plano de negócio, além de uma nova sede com o dobro do tamanho da anterior, máquinas e equipamentos novos e ergonômicos. Vinte e duas mulheres já foram beneficiadas com o projeto, contribuindo para o empoderamento feminino e, consequentemente, melhor qualidade de vida para as famílias, a comunidade e o município.

“Nós nos deslocamos para um novo espaço, tivemos cursos e reuniões para podermos ter uma nova visão de mercado e ampliarmos o que já havíamos construído. Tudo que o Instituto Votorantim e a CBA desenvolveram conosco foi crucial para podermos crescer. Graças à parceria, foi possível pegar um sonho que era pequeno e transformá-lo em nosso grande orgulho. Ficamos muito felizes por todas as conquistas desse projeto”, afirma Ana Lúcia Sousa Oliveira, gerente de produção da Confisarp.

A parceria também contribuiu para os indicadores de Diversidade e Inclusão da região e na soma de histórias de vida, experiências e pontos de vista para um ambiente mais justo, democrático e saudável.

Parceria de sucesso

Em 2008, a CBA doou um terreno para a construção da sede da Confisarp. A partir da doação, a Associação buscou outras parcerias para apoio na construção e compra de equipamentos da sede, beneficiando diretamente as associadas e suas famílias e, indiretamente, a comunidade de Santo Antônio do Rio Preto, que fica a 7 km da Unidade da CBA em Miraí.

A partir de 2018, a Associação passou a integrar o programa ReDes, iniciativa do Instituto Votorantim em conjunto com Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), com recursos da CBA. O programa tem o objetivo de estimular a geração de renda local, fornecendo apoio técnico-financeiro e de gestão para o fortalecimento de cadeias produtivas inclusivas.

Em outubro de 2018, a sede da entidade recebeu uma reforma estrutural completa, com apoio da CBA, que deixou o espaço mais amplo e ventilado, além de receber um segundo pavimento; computador; equipamentos ergonômicos e de proteção individual; estante para estoque; copa equipada; móveis de escritório; além de 14 novas máquinas de costura com baixo consumo de energia e mais seguras, reduzindo os gastos na produção e aumentando a segurança do trabalho; e um veículo. A nova instalação foi inaugurada em novembro de 2019

Em 2020, a colaboração entre a Companhia e a Associação possibilitou a produção de aproximadamente 13 mil máscaras descartáveis para atender empresas de médio porte e investidas da Votorantim S.A, como a Votorantim Cimentos e a própria CBA, a fim de manter as atividades e garantir renda alternativa para as associadas durante o período de pandemia.

Nesse mesmo ano, o projeto ainda foi agraciado com o Prêmio de Excelência da Indústria Minero Metalúrgica, da Revista Minérios & Minerales, conferido às empresas que se destacaram ao tornar os setores de Mineração e Metalurgia mais modernos e competitivos, na categoria “Meio Ambiente e Comunidade”.

A partir de agora, a Confisarp continua buscando o desenvolvimento enquanto associação, com o monitoramento da CBA e do Instituto Votorantim – responsável pelos projetos sociais das investidas da VSA. “Claro que sempre haverá novos desafios, mas com tudo o que conquistamos até aqui, sabemos que podemos realizar ainda mais. Tudo isso só foi possível graças ao projeto. Agradecemos o empenho de todos por tudo que nos proporcionaram”, conclui Ana Lúcia.

Fonte: CNA

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo