CEFET-MG oferta novos cursos nos campi Contagem, Timóteo e Varginha

Formações aproveitam a expertise dos cursos técnicos e contribuem para o desenvolvimento das regiões

Guia Muriaé no WhatsApp

Contagem, Timóteo e Varginha, bem como as cidades próximas a esses municípios, poderão encontrar mais opções de se desenvolver profissionalmente a partir de 2023: o CEFET-MG começa a ofertar nessas cidades três novas graduações. Os cursos de Engenharia Química (no campus Contagem), Arquitetura e Urbanismo (Timóteo) e Sistemas de Informação (Varginha), “além de dialogarem com os nossos cursos técnicos existentes, também atendem a demandas específicas da região em que os campi estão localizados”, afirma a diretora de Graduação, professora Danielle Marra.


Em Contagem, a Engenharia Química será o primeiro curso de graduação do campus, que já oferece, no nível técnico, Controle Ambiental, Eletroeletrônica e Informática. E são esses cursos, segundo o coordenador, professor Gabriel Nascimento, que “não só dão o suporte, como auxiliam a estruturar a Engenharia Química com a alta qualidade necessária para atender Contagem e o restante do país”.

Ele destaca que o curso é pensado para a Indústria 4.0 e suas interfaces computacionais, e irá formar engenheiros de excelência e atentos às novidades da área. Essa graduação em Contagem também dialoga com a vocação da cidade: “é um polo industrial no coração de Minas Gerais”, afirma Gabriel. Segundo ele, o curso poderá auxiliar pequenos e médios negócios a se profissionalizar e atender as demandas de um mercado cada vez mais exigente, e também contribuir para a sede de excelência das grandes empresas.

Em Varginha, a cidade será beneficiada pela criação do curso de Sistemas de Informação. O campus já oferta a graduação em Engenharia Civil, além dos técnicos em Edificações, Informática e Mecatrônica, e realiza uma série de projetos de pesquisa e extensão que dialogam com instituições e empresas do município. O coordenador, professor Eduardo Gomes, explica que, além de disciplinas em comum com a Engenharia Civil, os estudantes do novo curso poderão atuar em projetos de forma interdisciplinar. “Os discentes terão a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos antes mesmo do período de estágio, desenvolvendo as soft skills exigidas pelo mundo do trabalho, de forma concomitante”, afirma.

A graduação em Sistemas de Informação do CEFET-MG, explica Eduardo, difere-se da ofertada em outras instituições, pela sua ênfase em Ciência de Dados e por um caráter humanístico voltado para o empreendedorismo. “Espera-se ao final que os alunos sejam agentes transformadores para o desenvolvimento da região do Sul de Minas”, diz.

No Vale do Aço, a novidade é a oferta da graduação em Arquitetura e Urbanismo pelo campus Timóteo. A coordenadora do curso, professora Carolini Tavares, conta que a graduação irá abrir novos horizontes para os estudantes. “A formação possibilita que o aluno desenvolva a aptidão para compreender e traduzir as necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidade, abrangendo o urbanismo, a edificação e o paisagismo, a conservação e a valorização do patrimônio construído, a proteção do equilíbrio do ambiente natural e a utilização racional dos recursos disponíveis”, detalha.

Ela conta que o curso tem um grande potencial de diálogo com os demais cursos do CEFET-MG e com o foco da Instituição em inovação e produção de novas tecnologias. “Áreas, tais como, pesquisas de novos materiais de construção, design universal, realidade aumentada e internet das coisas, big data, sistemas adaptativos complexos, são alguma que se convergem e podem contribuir, tanto com a cidade de Timóteo, quanto com a nossa sociedade em constante desenvolvimento”, afirma.

O campus já oferta as graduações em Engenharia de Computação e Engenharia Metalúrgica, a pós-graduação em Engenharia de Materiais, e os cursos técnicos de Química, Desenvolvimento de Sistemas e Edificações. Estudantes deste último, inclusive, já se mostram com expectativas para continuar os estudos na área no CEFET-MG. Ana Cristina Morais fez o curso de Edificações e se inscreveu no processo seletivo de Arquitetura e Urbanismo, área que descobriu gostar após fazer as matérias do seu curso técnico. Sobre os motivos que a atraíram para continuar sua formação no campus Timóteo, ela destaca o alto nível do CEFET-MG, a estrutura do campus e afirma: “Por já conhecer os professores, sei do comprometimento que eles têm com a nossa educação”.

Todos os três novos cursos de graduação terão 40 vagas anuais. Os primeiros estudantes já ingressam no início de 2023.

Fonte: CEFET-MG

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo