Circuito Trem Cultural desembarca em São José de Ubá

Guia Muriaé no WhatsApp

O Circuito Trem Cultural desembarca no Município de São José de Ubá no próximo fim de semana, nos dias 26 e 27 de novembro, no Mercado do Produtor, das 16h às 22h, com oficinas de sustentabilidade, oficinas de arte, concurso de redação, Palco Sesc, Área Infantil Sesc e muito mais. A entrada é gratuita!


O evento tem como objetivo resgatar a história da Companhia Estrada de Ferro Leopoldina, com a famosa ‘Maria Fumaça’, que percorria por diversos municípios do interior do Estado do Rio de Janeiro. O projeto busca a valorização do turismo no Noroeste Fluminense, assim como o desenvolvimento cultural e social através das atividades e temas propostos para a realização do evento. O Circuito Trem Cultural pretende mesclar cultura, lazer, arte e sustentabilidade. E, será montado em partes distintas – estações – num espaço de aproximadamente 300 m².

Estações

1. Estação de Embarque: será a primeira estação onde os visitantes irão passar. Neste espaço será apresentada uma exposição com fotos, painéis e vídeos, mostrando toda a história da Ferrovia, desde o início da sua construção até sua última passagem pelos municípios do Noroeste.

2. Estação Fazendo Arte: espaço voltado para a realização de oficinas com jovens, crianças e adultos, incentivando a arte, através de atividades de pintura, confecção de bolsas, cartões e outros. Além disso, será organizado um concurso de redação com o tema “A cidade que eu quero”, onde crianças do Ensino Fundamental poderão apresentar para os novos governantes, propostas para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.

3. Estação Parada Obrigatória: nesta estação os participantes terão a oportunidade de interagir com a história da ferrovia. Será montado um grande painel evidenciando o cenário da época, onde os participantes terão a oportunidade de posar no cenário e levar gratuitamente um registro fotográfico impresso na hora.

4. Estação Sustentabilidade: já nesta estação, o público terá acesso a informações sobre consciência ambiental, oficinas de sustentabilidade, além de um ponto de recolhimento de pilhas e baterias para o correto descarte.

O Circuito Trem Cultural será realizado em São José de Ubá, Bom Jesus do Itabapoana, Cardoso Moreira e Varre-Sai. O evento é uma organização da B2B Empreendimentos e patrocínio FECOMÉRCIO/SESC.

Fonte: Eusébio Dornellas / Agência Comuniqque

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo