Comarca de Visconde do Rio Branco terá abrigo regional para receber crianças e adolescentes em situação de risco

Guia Muriaé no WhatsApp

Os municípios de Visconde do Rio Branco, São Geraldo e Guiricema, na Zona da Mata, assinaram um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) em que se comprometem a implantar o Serviço Regional de Acolhimento para abrigar 10 crianças e adolescentes.

Pelo acordo firmado, o serviço deverá começar a funcionar até dia 1º de março de 2021. Dentro da sistemática da assistência social, o abrigo institucional é um serviço de alta complexidade e tem como objetivo acolher crianças e adolescentes que são vítimas, dentre outras violências, de maus tratos, abuso sexual e abandono pelos familiares.

O serviço de acolhimento familiar que já é desenvolvido pelos municípios da Comarca seguirá com o seu objetivo e o acolhimento institucional será utilizado de forma supletiva, como uma ferramenta a mais, para completar o ciclo de proteção dos direitos das crianças e adolescentes.

O abrigo será assistido por profissionais de psicologia e de assistência social, além de acompanhamento nutricional e educacional.

De acordo com o promotor de Justiça Mateus Beghini, responsável pela curadoria da infância da Comarca, “o acolhimento institucional é serviço extremamente necessário para os casos mais complexos onde a criança ou adolescente, em razão gravidade dos traumas sofridos, possa ter acompanhamento profissional mais próximo e consequentemente de maior eficácia para o resgate de sua dignidade”.

Fonte: MPMG

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo