Curso ensina beneficiamento de peixes em Miradouro e Eugenópolis

Guia Muriaé no WhatsApp

As cidades de Miradouro e Eugenópolis receberam pela primeira vez o treinamento em Beneficiamento de Peixes, fruto da parceria entre Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Minas) e Sindicatos de Produtores Rurais dos municípios.

Aproveitar o peixe ao máximo na produção de diversos tipos de alimentos é o principal ponto da capacitação. Segundo a gerente regional do Senar em Viçosa, Silvana Novais, a região, que já é polo em piscicultura ornamental, também vê o crescimento da demanda pelo curso de beneficiamento.

O filé de peixe é um produto de alta aceitação no mercado, mas ainda há outras possibilidades. Os alunos aprendem a fazer torresminho, cortes para tira-gosto, contrafilé, linguiça, hambúrguer e nuggets, como contou o médico veterinário Vando Eurico da Silva Lopes. “Aproveitamos até a carcaça. É uma nova atividade em ascensão na região”, afirmou.

Uma das participantes foi a assistente social Gilsilene Maria Mendes, de 37 anos. O marido dela trabalha com piscicultura ornamental e de abate. Os dois trabalham em regime de agricultura familiar. “O curso foi ótimo para conhecer um pouco mais sobre a área, além de aprender a aproveitar a maior parte do peixe e evitar o desperdício”, comentou.

Piscicultura ornamental

O polo é formado pelos municípios de Barão do Monte Alto, Eugenópolis, Miradouro, Muriaé, Patrocínio do Muriaé, Rosário da Limeira, São Francisco do Glória e Vieiras, responsáveis por cerca de 70% da produção de peixes no Brasil, de acordo com a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).

Nessa segunda-feira (3), a zona da mata ganhou um Centro de Referência em Piscicultura Ornamental de Água Doce. A unidade foi inaugurada no Campo Experimental da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), em Leopoldina. O objetivo é gerar informações que contribuam para a melhoria do desempenho técnico, ambiental e econômico da atividade.

Fonte: Senar MG

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo