Energisa vai capacitar 550 jovens na área de programação e desenvolvimento de software até 2026

Em parceria com CNI, SESI, FIEMG, turma de 40 jovens do projeto piloto se formou em dezembro.

Guia Muriaé no WhatsApp

Visando estimular a profissionalização na área de Tecnologia da Informação e economia criativa e fortalecer o Polo Audiovisual da Zona da Mata, oferecendo novas oportunidades de crescimento e geração de emprego de qualidade para a região, a Energisa formou, em dezembro, a primeira turma do projeto Rio Pomba Valley com a formação de 40 novos profissionais na área de programação – 20 em front-end e 20 em back-end.

Para Hugo Mariquito, um dos profissionais formados, “essa oportunidade, além de nos proporcionar uma nova habilidade profissionalizante, me despertou um interesse que eu já possuía sobre linguagem de programação, mas por falta de entendimento e do incentivo correto não tive iniciativa de buscar. Hoje com os conhecimentos adquiridos, me sinto seguro para aprender novas linguagens”, conta Hugo que desenvolveu um projeto tendo como base o hobbie de criar ferramentas que facilitam as rotinas do dia a dia. “Sinto-me agradecido e feliz de ter participado desta experiência e ter desenvolvido um site do zero”.

Mais 510 vagas serão oferecidas

E não para por aí. A próxima etapa é fomentar a empregabilidade junto às empresas parceiras, como também realizar um processo seletivo para captação de profissionais para áreas de inovação e tecnologia da informação da empresa. Até 2026, está prevista a formação de mais 510 novos profissionais. O objetivo é fomentar a empregabilidade e empreendedorismo, criando um hub tecnológico e de inovação na Zona da Mata Mineira.

Denominado Rio Pomba Valley, o projeto, em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), Serviço Nacional de Aprendizagem (Senai) e Serviço Social da Indústria (Sesi), foi lançado em abril do ano passado, em Cataguases. A escolha pela Zona da Mata Mineira atende, ao mesmo tempo, a visão de futuro e a história centenária da empresa, que nasceu na região. Integrante da região, a cidade de Cataguases cresceu junto com a Energisa, considerado o maior grupo nacional privado do setor elétrico no Brasil. Mais de um século depois, o Grupo Energisa aposta na sua estratégia de inovação para dar continuidade à transformação e ao avanço da região.

Outra iniciativa também voltada para educação: o Polo Audiovisual da Zona da Mata está abrigando, desde o segundo 2º semestre de 2022, o curso de graduação em ‘Tecnologia em Cinema e Animação’, uma parceria entre a Universidade Estadual de Minas Gerais (Uemg), o Instituto Fábrica do Futuro e a Agência de Desenvolvimento do Polo Audiovisual da Zona da Mata, patrocinado pela Energisa.

Entendendo ser a Educação a base para o desenvolvimento, a Energisa também é parceira há 13 anos da Junior Achievement, organização não governamental que proporciona aos jovens o desenvolvimento de suas habilidades, possibilitando a busca de melhores oportunidades profissionais. A parceria da Energisa em Minas Gerais com a Junior Achievement já beneficiou cerca de 3.000 alunos da região, com a participação de aproximadamente 280 colaboradores voluntários, que compartilharam suas experiências, talentos, vivências pessoais, incentivando-os a concluírem seus estudos e se prepararem para o mercado de trabalho.

Fonte: Energisa

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo