Esporte auxilia o desenvolvimento escolar de alunos da rede pública de Viçosa

Guia Muriaé no WhatsApp

Na manhã de sábado (21), na quadra da Escola Estadual Santa Rita de Cássia, no Bairro de Fátima, os pais do pequeno Mayck Barbosa, 9 anos, torciam empolgados pela vitória do filho na disputa de futsal, do Festival de Esportes, realizado para estudantes atendidos pelo Projeto “Bom de Nota, Bom de Bola”, oferecido para alunos da rede pública de ensino.

“Sempre acompanhamos nosso filho nas atividades esportivas, acreditamos que educação e esporte são importantes para o seu desenvolvimento. A educação forma, e, o esporte ajuda a dar disciplina para os desafios da vida. Por meio do esporte, nosso filho tem muito mais motivação para estar na escola porque a interação e o vínculo entre eles se fortalecem e, assim, a escola se torna um lugar prazeroso de frequentar”, declaram orgulhosos, os pais Rafael Braz Barbosa e Regiane Rodrigues.

Mayck Barbosa é um dos estudantes que participaram do Festival de Esportes, promovido pelo Departamento de Lazer da SCPHE/PMV. O torneio festivo reuniu 33 alunos, dos 560 atendidos neste ano pelo Projeto “Bom de Nota, Bom de Bola”. As equipes que participaram do Festival tem idade entre 9 e 11 anos. Todos saíram vitoriosos do torneio, com medalha. Mas a equipe classificada em primeiro lugar foi o Time 3 da Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima, do bairro Laranjal. Em segundo lugar ficou o Time 1 da Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima, e o terceiro colocado foi o time 2 da mesma escola. Participaram também do torneio equipes da escola municipal Santa Rita de Cássia e do núcleo da Pastoral do Santa Clara.

Esporte e educação

Oferecido no município desde 1996, Projeto “Bom de Nota, Bom de Bola” oferta para alunos da rede pública de ensino as modalidades: futsal, judô, jiu-jitsu, futebol, futebol society, handebol, voleibol, natação e iniciação esportiva universal que introduz a prática esportiva por meio de atividades lúdicas, antes dos alunos começarem as atividades esportivas.

O prefeito de Viçosa, Ângelo Chequer, afirma que o projeto é de grande importância na linha de trabalho da administração municipal voltado para a educação. “Sabemos que o esporte é uma ferramenta de suma importância para a construção da cidadania, tendo como propósitos participação, cooperação e co-educação. Parabéns a todos pelo empenho, dedicação e carinho com os nossos alunos do projeto. Quero que continue com esse comprometimento perante a administração pública. Tenho um carinho com o Projeto ‘Bom de Nota, Bom de Bola’”, declara o prefeito.

Segundo o chefe do Departamento de Esportes e Lazer, Adailson Abranches Monteiro, o envolvimento das crianças com o esporte ajuda a manter bons resultados na escola e trabalham conceitos importantes como interação social, disciplina, além dos benefícios para saúde. “No acompanhamento dessas crianças percebemos o retorno positivo do projeto em vários aspectos. As famílias aprovam e buscam cada vez mais inserirem os filhos nesta importante iniciativa oferecida”, salienta Adailson Monteiro.

Para Rita Silva, mãe do Davi Silva, 9 anos, que também participou do Festival, a iniciativa só trouxe benefícios para o filho. “Sempre acompanhei meu filho em todos os jogos e percebo nele um desenvolvimento muito bom tanto na escola, como em casa e com os amigos. Bom seria se todas as prefeituras tivessem um projeto como esse, pois ocupam o tempo das crianças e ajuda muito no desenvolvimento delas como pessoa. O meu filho é nota 10!”, elogiou Rita.

O projeto

O objetivo do Projeto “Bom de Nota, Bom de Bola” é utilizar o esporte como ferramenta social de melhoria no desempenho dos alunos. Fundamentada em valores como co-educação, emancipação, participação e cooperação, a iniciativa esportiva contribui também para a diminuição da exposição aos riscos sociais. Para participar, os estudantes devem estar matriculados na rede pública de ensino do município. No caso de modalidade oferecida dentro da escola, a inscrição é feita pelos estagiários ou professor de educação física. Para atividades ministradas fora da escola, os pais devem inscrever os filhos no Departamento de Esporte e Lazer, levando certidão ou RG da criança, comprovante de residência e uma foto 3×4.

Mais informações pelo telefone: (32) 3892-4616.

Fonte: PMV

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo